A publicidade faz parte do nosso dia-a-dia: cartaz na rua, comerciais na televisão e rádio, propaganda usa a persuasão como meio de conquistar o seu público. Já não é só razão que nos levará a comprar algo, mas a emoção: usando tal margarina, sua família será tão unida e sorridente quanto a do comercial; com “aquela” calça jeans, você ficará irresistivelmente sensual. Tudo isso parece tão simples; não há problemas, não há obstáculos. É só comprar.
Assim “fazem a nossa cabeça”. Manipulam nossa vontade, concretizando nossos sonhos em imagens que permanecem tão verdadeiras!...
E quais as consequências desse tipo de propaganda?
Uma vez que os anúncios publicitários atingem pessoas de toda e qualquer classe social, através dos veículos de comunicação de massa, causam sérias consequências em nosso modo de pensar, agir. Em primeiro lugar, uma massificação através de repetição. Tomam-se como aquelas pessoas ou coisas anunciadas e sem perceber, vamos querendo ser como elas ou possuí-las (estereotipagem). Não importa se tudo aquilo é necessário para nós, é adequado ao nosso tipo de vida. Consumismo sem refletir, tornando-se alienados, fora de nossa própria realidade.
E isso interessa a quem?
A todos que tiram proveito do consumo desenfreado.
A quem não quer ver pessoas conscientizadas transformando a realidade. É preciso, pois, perceber essa situação. Consumir não é um mal em si mesmo. O mal está em sermos usados pelo consumismo.
Vamos, a seguir, exercitar nosso espírito de consumidores críticos, através de algumas atividades.
PROPOSTA 01
Análise crítica de propaganda de jornais e revistas.
TRABALHO EM GRUPO
1. Cada componente deverá trazer um recorte de comerciais retirados de jornal ou revista.
2. Cada grupo analisará cada comercial, anotando:
a. Qual o produto anunciado:
b. A que público se dirigi:
c. Quais os recursos utilizados (desenho, texto, caricatura, fotografia...):
3. O grupo deverá expor:
a. O motivo para consumir o produto:
b. Um motivo para não consumir o produto:
PROPOSTA 02
Análise crítica de comerciais de rádio e televisão
1. Individualmente ou em grupo, apresente para a classe um comercial de rádio e televisão que você conheça.
2. Após a apresentação, anote aqui a sua análise .
a. Qual o produto anunciado:
b. A que público se dirigi:
c. Qual os recursos utilizados (desenho, texto, caricatura, fotografia, etc,)
3. Exponha:
a. Motivo para comprar o produto:
b. Motivo para não consumir o produto.
PROPOSTA 03
A antipropaganda
Em grupo, conversar sobre as propagandas que vocês tenham visto ou ouvido mais frequentemente . Após a conversa, escolham uma delas para ser trabalhada no seguinte sentido:
ELABORAR UM COMERCIAL PARA NÃO SE CONSUMIR UM DETERMINADO PRODUTO.
Vocês podem utilizar recursos usados nos comerciais. Por exemplo: linguagem adequada, slogan, músicas, efeitos sonoros, cenário, roupas incrementadas, danças e mímicas.
Preparem com capricho e apresentem para a classe.
PROPOSTA 04
Classificados humorísticos
GRANDES BARATOS
OPORTUNIDADES DE OURO
Fábrica de guarda-chuvas no Piauí. Em estado novo. Grande estoque.
Guarda-chuvas de todos os modelos, guardados desde 1870.
Negócio para deitar e rolar. Na areia.
Pequena discoteca de Pequim Galpãozinho.
Ex-fábrica de bicicleta.
Capacidade para apenas cinco milhões de pessoas.
Discotecários locais, já contratados, com vasta experiência em
“ heavy metal” chinês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário