PLANEJAMENTO VARAL DA CIDADANIA - 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FONTOURA ILHA

Professoras:     Eunice Liberali
                            Marta Rossatto Rocha
                            Vanete Maria Feltrin

Turmas: 41, 42, 43
Número de alunos: 60
Disciplina: Ensino Globalizado

OBJETIVOS:

·       Desenvolver a expressão oral, escrita, física e valores.
·       Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
·       Reconhecer a importância dos impostos para o bem estar da população.
·       Identificar atos de cidadania perante a pátria, a escola, a família...


           CONTEÚDOS:

·       Cidadania;
·       Expressão oral e escrita;
·       Expressão corporal;
·       Leitura e interpretação de textos;
·       Operações matemáticas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

·       Folhas de ofício, fotocópias, notas fiscais, caixa de som, lápis de cor, cola, papel pardo, recortes de revistas e jornais, DVD...


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

·       Ouvir e cantar a música Hino da Cidadania (letra de Antônio Camargo de Maio; compositor: José Ribeiro “Tijolo”)
Obs.: Foi entregue ao aluno uma folha com a letra da música.

·       Questionamentos relacionados à música Hino da Cidadania:
1.      O que é cidadania?
2.      Qual é a realidade que a música apresenta?
3.      Você já presenciou situações semelhantes às apresentadas na música em nossa cidade? Cite-as.
4.      Por que há meninos na rua pedindo esmolas ou usando drogas?
5.      Quem você imagina que sejam os homens que têm o dever e a obrigação de mudar essa realidade? Onde eles estão?
6.      O que os cidadãos brasileiros podem fazer para mudar essa realidade?
Obs.: Os questionamentos acima, primeiramente foram orais, depois registrados nos cadernos.
·      Elaboração da apresentação da música, utilizando a expressão corporal para o Varal da Cidadania.
·       Cada aluno recebeu uma folha de ofício e foi solicitado que ilustrassem um trecho da música Hino da Cidadania. As ilustrações foram fixadas em um painel na sala de aula.
·       Assistimos ao vídeo: Educação Fiscal e Cidadania
·      Após o vídeo, conversamos sobre o conteúdo do mesmo, elucidando os conceitos sobre cidadania, tributos, impostos, corrupção... Depois, os alunos escreveram no caderno o que entenderam em forma de frases ou pequenos textos. Além disso, na turma 41 foi elaborado um painel com os desenhos dos alunos relacionados à aplicação dos impostos.
·    Foi solicitado aos alunos que trouxessem notas fiscais para serem analisadas informações dos tributos, valores dos produtos, troco... Alguns alunos elaboraram problemas matemáticos com a utilização das notas.
·       A turma 42 elaborou um painel com recortes de jornais e revistas trazidos de casa e alguns recortados em sala de aula pelos alunos sobre atitudes ligadas à cidadania.
·       Apresentação da música Hino da Cidadania no Varal da Cidadania.

AVALIAÇÃO: Foi avaliado o cumprimento das atividades propostas, a participação e o empenho do aluno, de forma individual e em grupo.

BIBLIOGRAFIA:
DVD do Programa Municipal de Educação Fiscal: Educação e Cidadania


             Cidadania Então

 

                        Banda Enigmas

 
As vezes finjo não saber,para aprender de novo
Se acaso não conhecer limitado e meu poder da busca
Preciso buscar o entendimento, preciso exercer a cidadania
Quero ir a escola todos os dias,  quero aprender
Quero concordar ou discordar, cumprir meu dever
Quero acreditar na legislação, sem ter que rasgar a constituição
de dentro do meu coração
 
 
Quero trabalhar, me alimentar, quero andar, sentir-me seguro
 
Quero morar, quero contribuir para uma nova sociedade
Entendida, ilimitada,determinada
 
 
Quero assumir minha posição, não vou discutir religião
Sem demagogia, sou cristão
Quero cantar o hino nacional, pedir a Deus pela nação
Buscar o auge, sobretudo então, ser cidadão, ser cristão
Ser um cristão cidadão, ser cidadão, cidadão

Hino da Cidadania
Letra: Antonio Camargo de Maio
Compositor e cantor: José Ribeiro “Tijolo

É tão triste ao caminhar pela cidade
Ver de perto a realidade
Que atravessa essa nação.
Como pode um país tão fascinante
Vermos coisas tão chocantes
Que nos corta o coração.
Um menino que devia estar na escola
Estudar, brincar de bola
E jamais ser esquecido,
Mas está no farol pedindo esmola
Seu brinquedo é crack, é cola,
Seu futuro é ser bandido.
Aonde estão os homens que têm o dever
E a obrigação de fazer,
Mudar essa realidade?
Aonde estão?
Eu sei que ainda existe alguém
Honesto, honrado e de bem
Que ama o Brasil de verdade.
Vem a noite, outra vez começa o drama:
A calçada vira cama,
O jornal é o cobertor...
Como pode num país tão rico
Ver coisas desse tipo
Que nos causam tanta dor?
Na verdade são tratados como bichos,
Como feras, como lixo
Um descaso dos humanos.
É o retrato da miséria e da pobreza.
O que assusta é a frieza,
O descaso e o abandono.
Aonde estão os homens que têm o dever
E a obrigação de fazer
Mudar essa realidade?
Aonde estão?
Eu sei que existe alguém
Honesto, honrado e de bem
Que ama o Brasil de verdade.


Bis

       

























Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha

Professoras: Evelise Ferret e Rosângela de Lima Siqueira


Turmas: 21 e 22 (2º ano)
Número de alunos envolvidos: 40


OBJETIVOS

·           Perceber a importância das regras de convivência para o grupo social.
·           Introduzir a noção de cidadania e responsabilidade dentro de uma sociedade.
·           Entender a importância da nota fiscal e dos tributos sociais.
·           Reconhecer o processo de reciclagem do lixo e sua importância para o bem do meio ambiente.
·           Compreender a reciclagem como meio de sustento de muitas pessoas que a usam como trabalho.


SER CIDADÃO

1º Momento:

No quadro será colocado o título “Ser cidadão” e então os questionamentos:
1.      O que é ser cidadão? Já ouviram falar nesta palavra? Deixar os alunos falarem e completar as respostas.
Respostas: Cidadão é a pessoa que mora em uma cidade (cidade-cidadão) e que respeita regras para uma convivência pacífica (de paz).
Cidadão é quem luta pelos seus direitos e cumpre seus deveres.
2.      Vocês são bons cidadãos? Deixar falar...
3.      O que eu preciso fazer ou ter para ser considerado um bom cidadão? Deixar falar... e completar.
4.      São atitudes muito simples que podemos fazer para ajudar a todos que estão próximos a nós e aqueles que nem conhecemos. Como exemplos têm:
5.      A separação de lixo, por exemplo, faz um bem à natureza e também serve como renda (trabalho) a muitas pessoas, vocês sabiam? Debater... complementar: podemos ajudar separando o lixo da nossa casa.


ORGÂNICO – marrom   
METAL- amarelo                  PAPEL – azul
PLÁSTICO – vermelho          VIDRO - verde
§          
·           Pedir a nota quando compro qualquer coisa em mercados, restaurantes, feiras ou lojas, sabem por quê? Deixar falar ... e complementar: pois é pelas notas que recebemos que podemos comprovar nossa compra e também cada vez que compramos com a nota uma partezinha do valor dela vai para o governo que repassa pra nós em forma de benfeitoria para o nosso estado e município, como estradas, ruas calçadas, remédios para os postos de saúde.

2° Momento:

Escrever no caderno:

Para ser um bom cidadão eu preciso:
·           Respeitar  meus vizinhos e amigos;
·           Cuidar do lugar onde moro;
·           Separar o lixo para reciclar;
·           Contribuir para a paz entre as pessoas;
·           Estudar, trabalhar e lutar pelos meus direitos;
·           Ser responsável e pedir a nota fiscal pelo que pago, pois é meu direito e também dever de cidadão.

                      3º Momento:

1.                Vocês conhecem aqueles recipientes coloridos que existem em muitos locais por onde passamos? Vamos colorir e ver qual a cor serve para cada lixo reciclável.
2.                Será dado um papel com os latões de lixo com a designação de cada material para as crianças colorirem e ligar cada lixo ao recipiente.
3.                Leitura deleite: Um trabalho para a aula de Educação Fiscal. http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/?secao=material_apoio
4.                Agora desenhe você fazendo algo de bom, sendo um bom cidadão.
5.                Será dado uma folha ( oficio) para o desenho livre de cada criança.

                        4º Momento:

                        Dramatização

CIDADÃO, CIDADANIA

                          REGINA CÉLIA VILLAÇA

 

O QUE É SER CIDADÃO?
É NASCER, TER UM NOME,
TER FAMÍLIA,TER ONDE MORAR?
MUITOS NASCEM APENAS...

NÃO TÊM NOME E NEM SOBRENOME
NÃO CONHECEM FAMÍLIA
NÃO TÊM UM LAR PARA MORAR
NEM COMIDA E ESCOLA, NEM ONDE TRABALHAR
É O ZÉ, A MARIA
O JOÃO, A TIA
NA MORAM AO LÉU,
DEBAIXO DAS PONTES

SONHAM UM DIA
TER UM DOCUMENTO,
SABER ASSINAR
E TER UM LUGAR DIGNO PARA MORAR.

CONSEGUIR UM TRABALHO HONESTO
COLOCAR OS FILHOS NA ESCOLA.
PODER DIZER COM ORGULHO:
-SOU CIDADÃO BRASILEIRO!

            5º Momento:

            Informática – trabalhar com a reciclagem e boas maneiras para preservar o meio ambiente, através de jogos do “SmartKids” e “Iguinho” ( internet).

6º Momento:
Culminância: Entrega de notas fiscais trazidos como tarefas para que ao longo da semana sejam utilizadas no trabalho com o sistema monetário brasileiro.

AVALIAÇÃO:
            Pelo empenho e envolvimento das crianças nas atividades a aula foi muito proveitosa.

















                                                      






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FONTOURA ILHA

Professora: Cristiane Robaert
Número de alunos: 20
Turma: pré- escola

Tema: Cidadania
Eixo temático: Respeitando as diferenças 
Período estimado: 03.08.2015 até 07.08.2015

OBJETIVOS GERAIS:
  • Conhecer e valorizar as diferenças repudiando qualquer tipo de preconceito ampliando seu conhecimento cultural.
  • Saber respeitar o outro com suas diferenças, promovendo assim ações e atitudes de bem estar dos outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conscientizar e discutir o multiculturalismo.
  • Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial.
  • Valorizar s cultura negra.
  • Repudiar qualquer tipo de preconceito.
  • Aproximar os alunos em torno de uma tarefa comum de auxílio e ajuda se colocando sempre no lugar do outro.

DESENVOLVIMENTO:

Linguagem oral e escrita: histórias, rodas de conversas e brincadeiras com os nomes
Linguagem matemática: Calendário diário, contagem dos alunos, jogo de boliche.
Música e movimento: Música como é bom ser diferente ( ouvir, cantar e dançar)
                                   Brincadeira com as características dos colegas.

Artes: Confecção do mural da história "Elmer, o elefante xadrez"
           Confecção boneca da história " A menina do laço de fita"
           Confecção lembrança do dia dos pais.
           Desenho.
           Recorte e colagem
Natureza e sociedade: conhecer as raças principalmente a do negro através da história - " A menina do laço de fita"
Conversa informal sobre as culturas
Linguagem digital: histórias com datashow, aprendendo a manusear o computador ( jogos)


AVALIAÇÃO:

Será diariamente através da observação do comportamento dos alunos.

RECURSOS:

Papel colorido, computador, datashow, papel pardo, rádio, rolo de papel higiênico.

BIBLIOGRAFIA: 

Revistas Educacionais( Nova Escola, Novo guia prático para professores)
PCNS
PIAGET,J. O juízo moral nas crianças. São Paulo, Sammus, 1932/1994




















  EMEF IONE MEDIANEIRA PARCIANELLO

     PROFESSORAS: Adriana Luisa Del Fabro; Marta Helena Moraes; Cristiane Debus Pistóia e Catira Borges
      TURMAS: 6º; 7º; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
      N° DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 70 ( Setenta)
       Disciplinas: História, Geografia, Matemática, Inglês e Português.
             

OBJETIVOS:
Despertar em nossos alunos e demais membros da comunidade escolar, a consciência que é por meio dos impostos e da fiscalização de sua aplicação que se melhora a qualidade de vida de nossa cidade, em beneficio de todos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Historia em quadrinhos; Acrósticos e paródias;
Painel com fotos de trabalhos;
Painel com desenhos;
Arrecadação de Notas Fiscais;
Vídeo sobre o tema;
Entrevistas;
Criação de charges;
Produção textual;
Pesquisa de preços;
Organização de murais;
Conscientização do cuidado dos bens públicos;
Aprendendo sobre direitos e deveres;
Conhecendo os principais tributos (COFINS, CPMF, ICMS, IPI, IPTU, IR, ISS, ITR, PIS);
Identificação dos tributos fiscais;
Pesquisa de preços nos mercados;
Juros e porcentagem;
Valores tributados para os produtos;
O mundo Globalizado e as taxas de exportação;
Historia dos tributos no Brasil e
Análise critica da divisão de impostos.

 AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de apresentação das pesquisas, leituras, produção e interpretação textual.

BIBLIOGRAFIA:
Programa Estadual Fiscal – RS – Aprendendo a ser Cidadão.
Caderno Pedagógico de Educação Fiscal.
Um Trabalho para aula de Educação Fiscal – EMEF Vicente Farencena
Educação Fiscal para Cidadania – EMEF Julio do Canto
Vídeos da Educação Fiscal        




     


 Escola de Educação Infantil  IDA BERTEOTTI                

              Professora: Rita Barbosa 
                      
PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL: DESPERTANDO PARA A CIDADANIA


JUSTIFICATIVA: Despertar a consciência ética, a honestidade,  cobrar direitos e deveres, a convivência harmônica em sociedade são pontos importantes a serem desenvolvidos com os pequenos desde a mais tenra idade, possibilitando assim, a participação e contribuição para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade.

OBJETIVO GERAL: Despertar nos alunos a consciência social, da importância dos tributos para a manutenção do Estado e a necessidade de nossa contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS:  Propiciar aos alunos situações de aprendizagem que despertem o senso critico e a reflexão sobre a necessidade de uma sociedade justa, honesta, transparente, adotando diariamente atitudes de solidariedade, cooperação respeitando os outros e exigindo respeito a si próprio;
·                 Identificar o valor socioeconômico do recolhimento do tributo, o exercício da cidadania, e o controle social da aplicação dos recursos públicos;

METODOLOGIA: Participação, discutindo sobre o entendimento da história pelos alunos e desenhos da história; A ECONOMIA DE MARIA (Telma Guimarães Castro Andrade)
Envolvimento dos alunos na dramatização;
Desenhos da história, jogos.

AVALIAÇÃO: Participação dos alunos e compreensão do assunto.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR TURMA:

BII E MI: Um teatrinho de palitoches com os personagens de história. Trabalhar a economia através do cofrinho.

MII: Lojinha de brinquedos e material escolar.

PRÉ-A: MÚSICA (ONDE ESTÁ O DINHEIRO) Gal costa. Painéis com notas fiscais.

ATIVIDADES DO PRÉ-B
A)-  Introdução do tema ( Educação Fiscal ), através de conto de história. “ O QUE CABE NO MEU MUNDO: HONESTIDADE
- Participação dos alunos sobre o que entenderam da história e representação através de ilustrações;
B)- Reconhecer o valor do recolhimento do tributo, o exercício da cidadania e o controle da aplicação dos recursos públicos
- Montagem de um mercadinho, onde as crianças possam vender os produtos e receber a nota fiscal;
- Ilustrações dos serviços públicos que devem ser oferecidos através do recolhimento dos tributos;
- Apresentação das atividades  propostas( Pré-B ) através de um varal




                                                        

E.M.E.F. José Paim de Oliveira

 Professor: Sirlei Maria Krindges Wagner
 Turma: Educação infantil
 N° de alunos envolvidos: 13 alunos
 Disciplina: Educação Fiscal (interdisciplinar)



2. PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL

 "Desde o nascimento até os seis anos, ocorrem mudanças evidentes, espetaculares, bastante visíveis, que nos permite considerar que as crianças pequenas cada vez mais formam parte de nossa cultura e de nossa comunidade, a cada dia vão-se tornando mais parecidas com as pessoas adultas."    Caroline Benites
Para que as nossas crianças se tornem cidadãos críticos, responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres, é indispensável que se trabalhe na escola a educação fiscal, desde a Educação Infantil, pois é nessa fase que os pequenos desvendam o mundo a seu redor. Tudo aquilo que é apresentado à criança nessa faixa etária de forma lúdica, concreta e significativa, tem grandes chances de permanecer em sua memória durante toda a vida.

OBJETIVO GERAL:

Despertar nos alunos a consciência social, da importância dos tributos para a manutenção do Estado e a necessidade de nossa contribuição para uma sociedade mais justa, igualitária e ressaltando a importância de se exigir a nota fiscal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•    Trabalhar a Educação Fiscal de forma interdisciplinar na escola através de metodologias diversificadas;
•    Proporcionar momentos de reflexão sobre nossas práticas sociais, desenvolvendo o senso crítico;
•    Identificar a importância do tributo como fonte de recursos em todo o País;
•    Conhecer os prejuízos que a falta de pagamento de impostos provocam no sistema econômico, o que representa as consequências negativas a todos os cidadãos;
• Exercitar a união e solidariedade.

   
 CONTEÚDO: Globalizado

MATERIAL NECESSÁRIO:

Vídeos educativos
Músicas
Material de sucata – caixas
Tintas, cola, papel pardo, tampas, fitas coloridas
Dinheirinho e moedas de brinquedo
Saia gigante
Caixa registradora
Notas fiscais

CRONOGRAMA DOS CONTEÚDOS:

*Troca de ideias sobre Educação Fiscal (compra e venda de produtos com exigência da nota fiscal
*Vídeo: “Que nem gente grande”
* Hora do Conto -  História em Power Point: As centopeias e seus sapatinhos – oralidade, reconto com a criação de um novo final para história.
*Texto coletivo com o final da história com ilustração dos personagens.
*Apresentar a centopeia para os alunos e fazer a contagem dos pezinhos da mesma.
*A Dança da Saia, integrando as festas juninas e a educação fiscal através do lema:” a união faz a força”.
* Música: A loja do mestre André.
* Reconhecimento das cédulas e moedas. (Dinheirinho)
* Noções de troco.
*Construção de um mercadinho.
*Criatividade através da construção de uma mascote e criar um nome criativo para o mesmo.
* Coleta de notas para a participação do Programa “Com nota é legal”.


AVALIAÇÃO:

Pretende-se com este projeto alcançar os objetivos traçados, possibilitando uma compreensão significativa dos envolvidos, proporcionando desta forma, a formação de cidadãos conscientes de sua participação na sociedade atual.


BIBLIOGRAFIA:

educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br
                                     
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 
IONE MEDIANEIRA PARCIANELLO


PROFESSORA: LÚCIA TERESINHA DELAZARI CEZAR
TURMA: PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nº DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 20
DISCIPLINA: CURRÍCULO POR ATIVIDADES


OBJETIVO: Trabalhar com as crianças sobre o tema Educação Fiscal, orientando-as quanto a importância de saber lidar com questões que envolvem dinheiro, dando-lhes noções de direitos e deveres, bem como exemplos de como exercer a cidadania.

CONTEÚDO/ATIVIDADES:
-Motivação por meio de um diálogo a respeito do assunto Educação Fiscal;
-recolhimento de notas fiscais de lojas e mercados, com a participação das famílias;
-realização de atividades contidas no jornal Cid Legal;
-confecção de vestes com encartes de lojas dinheiro de papel e notas fiscais trazidas pelos alunos;
-realização de uma dramatização referente aos assuntos abordados entre professora e alunos, utilizando as vestimentas de papel que foi mais ou menos assim:
-Olá! Tudo bem?
-O que é ser cidadão?
-Será que ser cidadão é morar numa cidade grandona?
-Não!
-Ser cidadão é por exemplo, exigir nossos direitos e cumprir com os nossos deveres.
-Mas, o que é direito?
-Direito é como ter uma casa para morar, saúde, segurança e uma boa escola para estudar.
-E o que é dever?
É por exemplo: cumprir com a nossa obrigação de estudar; e quando a gente vai ao mercado ou loja fazer compras devemos pedir a nota fiscal que é um comprovante das compras realizadas. Então, o dinheiro a mais que pagamos pelos produtos, chamado de imposto, vai para o governo onde repassa uma parte para a prefeitura. AÍ, vai um pouco para ajudar os hospitais, as escolas, nos consertos de estradas, na melhoria da iluminação das ruas,  etc... ajudando assim o povo ter uma vida melhor.

CULMINÂNCIA:
Os alunos  desenharam o que entenderam do assunto, onde fez-se um lindo painel de parede.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Notas fiscais, dinheiro de faz de conta, encartes de lojas, barbante, cola, grampeador, quadro de giz, folhas de ofício, lápis de cor, giz de cera,
Papel, pardo, máquina  fotográfica, pincel atômico...

AVALIAÇÃO:
 As atividades transcorreram naturalmente, onde todos participaram com entusiasmo e criatividade; porém percebeu-se, que por ser um assunto meio complexo, faz-se necessário retomá-lo mais vezes para que as crianças entendam melhor do que se trata e possam desde cedo, pôr em prática a cidadania.

BIBLIOGRAFIA:
Prefeitura Municipal de Santa Maria -RS - Programa Municipal de Educação Fiscal
-Secretaria de  Município da Educação e Secretaria de Município e Finanças- Câmara Municipal de Vereadores
- Informativo nº 36- junho, julho, agosto e  setembro de 2014



Escola Municipal de Ensino Fundamental 
Erlinda Minóggio Vinadé

Atividades desenvolvidas durante Semana de Educação Fiscal


Professora Etiane
Turma: segundo ano

Objetivo: Estimular a leitura, compreensão textual, sequência lógica dos fatos e refletir sobre os assuntos abordados na leitura

Sequência didática:
  • Leitura em duplas da revista em quadrinhos : Imposto não é Bicho Papão
  • Leitura oral da história em quadrinhos,
  • Agora é a vez do desenho: Faça um desenho com o tema: Imposto é para quê?
  • Produção de frases com as palavras retiradas  da história: nota fiscal, imposto, Sonegação, sonegador
  • Diálogos sobre a história e reflexão na sala de aula,
  • Música: Cidadania de Marcelo Serralva e Marissa de Britto
  • Letra da música questionamentos, o que trata a música  ? Direitos e deveres
  • Registre no caderno três direitos da criança ( de acordo com a música)
  • Ensaio da música Cidadania ( gestos e coregrafia)
  • Cantar a música
  • Escreva cinco deveres da criança
  • Em dupla: leitura da História em quadrinhos: Imposto não é Bicho Papào
  • Ilustração da história
  • Trabalhando valores - responsabilidade
  • Diálogo sobre o assunto
  • Questionamentos:: O que é ter responsabilidade? Trazer o assunto para perto deles como ter responsabilidade com o horário, cuidado com os materiais escolares: jogos, temas,horário da aulas, direitos e deveres, educação fiscal,
  • Painel da responsabilidade: Somos um cidadão com direitos e deveres.  Atividade em duplas, cada dupla recebe uma frase da música cidadania, faz leitura da frase, cola e desenha a frase.
  • Hora do conto: Contar a história da Dona Formiga e o Compadre Tatu e o Imposto de Renda,
  • Contar em casa a história e produzir frases,
  • Brincar com o quebra-cabeça
  • Hora cívica - culminância,
  • Apresentações de todas as turmas.


Emef Aracy Barreto Sacchi

LISETE MARIA MASSULINI PIGATTO













PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO FISCAL















Santa Maria - RS  2015
CURSO DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL
TURMA 001- DEF/1º SEMESTRE DE 2015








PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO FISCAL





Projeto apresentado ao
Curso de Disseminadores
de Educação Fiscal – on line,
orientado pela tutora
Rosaura Vargas









Tipo A ( X) Tipo B (  )
Santa Maria - RS
2015


SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO
1. IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE................................................................  04
2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.............................................................  04
3. PROBLEMATIZAÇÃO..............................................................................  05
4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS..................................................................  12
5. OBJETIVO GERAL DO PROJETO............................................................  12
6. CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FISCAL.................................................  12
7. CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS....................................  12
7.1. Conteúdo Conceitual.................................................................................  12
7.2. Conteúdo Procedimental...........................................................................  13
7.3. Conteúdo Atitudinal...................................................................................  14
8. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.........................................................  14
9. COMO SERÁ AVALIADO O PROJETO..................................................  15
10. COMO CULMINARÁ O PROJETO.......................................................  15
11. RECURSOS.............................................................................................  15
12. CRONOGRAMA....................................................................................  15


APRESENTAÇÃO


1.     IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE


Ordem
Nome do Professor
Disciplina
Turno
Lotação
Função
01
Lisete M. M. Pigatto
Educação Especial
M/T
EMEF ABS
Professora
02
Andreia F. Lima
Supervisora
M/T
EMEF ABS
Professora
03
Clarice Maia
Historia
M
EMEF ABS
Professora
04
Michele Spall
Educação Artística
M
EMEF ABS
Professora
05
Adriana Munari
1º ano
T
EMEF ABS
Professora
06
Derli T. Oliveira
3º ano
T
EMEF ABS
Professora
07
Geslaine Martins
4º ano
T
EMEF ABS
Professora





2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

            Nome da Escola - EMEF Aracy Barreto Sacchis
            Endereço - Rua Silva Jardim
            Telefone - 32177844
            E-mail: aracybarreto@yahoo.com.br
            Blog - http://aracybarretosacchis.blogspot.com.br
            Diretor da escola - Nara Ferreira e Nara Denardin Cardoso
            Coordenadora Pedagógica – Ângela Ribas Hermes
            Organizadora do Projeto: Lisete Maria MassuliniPigatto
            Número de alunos atendidos  -  200
            Número de Professores - 20


3. PROBLEMATIZAÇÃO

O Projeto Recreação e Cidadania acontecem na Escola Aracy Barreto Sacchis, na Cidade de Santa Maria, RS, desde o ano de 2012 de forma inovadora e com muito sucesso. A proposta surge a partir da vontade manifesta pelos alunos em aprender coisas de formas diferenciadas, porem significativas. Porque para estes educandos vir à escola apenas para aprender a ler, escrever e contar não tinha muito interesse, precisavam de algo mais, do diferente que os desafia-se, estimula-se e motiva-se a aprender na complexidade (MORIN, 2001) para viver e conviver melhor com o outro neste processo inclusivo voltado a diversidade de interesses.
Frente a estes desafios a nossa grande preocupação era como ensiná-los a aprender na diversidade, sendo que muitos não ainda não escrevem e não leem. Para isso era preciso inovar, usar de outros métodos e estratégias que proporcionasse aos educandos do AEE – atendimento educacional especializado a aprender e a exercitar a sua cidadania de forma lúdica recreativa e sistematizada.
No intuito de contemplar as suas aspirações e resolver estes problemas, se organiza anualmente um plano de trabalho contendo atividades lúdicas, recreativas e sistematizadas de modo que o processo de ensino aprendizagem seja alegre, divertido e significativo, transformando os educandos em verdadeiros cidadãos.
Justifica-se a necessidade de trabalhar a Educação Fiscal na educação básica, devido o contexto socioeconômico que vivem e convivem. Num lugar carente de informações e conhecimentos que impedem o exercício da cidadania de forma saudável. Desta forma espera-se aprimorar a evolução humana: estimular a aprendizagem, motivar a busca pelo saber e oportunizar a transformação social através da consciência sobre a aplicação do tributo de forma justa na sociedade.
Desenvolve-se este projeto no intuito de melhorar a qualidade de vida dos educandos através da escuta, da troca e da comunicação não violenta. Neste sentido se destaca a relevância da Educação Fiscal na formação da cidadania, na descoberta de princípios e valores que oportunizam uma formação ética. De modo que possam aplica-la na sua vida diária de maneira simples e divertida, melhorando deste modo a sua forma de agir e reagir na sociedade com responsabilidade.

A dinâmica alegre e divertida favorece o aprender brincando, porque se acredita que ao impactar ações de mediação, instiga-se o aluno a pensar, a aprender e a agir com sabedoria. A proposta visa o exercício da cidadania no educando de acordo com suas condições e limitações. Fundamenta-se no Princípio da Dignidade Humana, artigo 1º III da Constituição Federal e no Princípio da Isonomia artigo 5º para obter educação de qualidade. A partir do levantamento da legislação, da análise das dificuldades e das potencialidades dos alunos buscam-se subsídios teóricos que possam contribuir com as suas necessidades específicas.
A proposta atende em torno de 200 alunos do ensino fundamental nos turnos da manha e tarde na escola, conta com o apoio do Programa Municipal de Educação Fiscal. O Público alvo serão todos os alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental onde se encontram os alunos do AEE – Atendimento Educacional Especializado incluído. Porque se percebe na Educação Fiscal um elemento importante à evolução cidadã, capaz de dar sentido à vida das pessoas.
Fundamentados na legislação do país a escola promoverá atividades educacionais para ajudar na construção da cidadania, de modo que os alunos possam interagir com a realidade socioeconômica, política cultural e ambiental.
A dinâmica de trabalho se fundamenta no Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF que tem como objetivo promover e institucionalizar a Educação Fiscal [...] “para o efetivo exercício da cidadania, visando ao constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o Estado e o cidadão, concorrendo para a defesa permanente das garantias constitucionais”. (PNEF 2015, módulo 1, p. 03)
O Programa tem como alicerce a necessidade em compreender a função social e econômica do tributo para o exercício pleno da cidadania. Neste sentido se faz necessário reconhecer a Educação Fiscal como um tema de urgência social, de abrangência que apresenta uma nova possibilidade de ensino aprendizagem, favorecendo a compreensão sobre a realidade social e o respeito à diversidade.
No pensamento de Guimarães Rosa "O animal satisfeito dorme", perde a sua substância e a energia vital quando se acomoda. Deste modo parte das pessoas se comportam, não conhecem seus direitos e deveres, nem o funcionamento do Estado. Informações essenciais para poder exercer a cidadania neste contexto.


3.1 A Fundamentação do Projeto Recreação e Cidadania na Educação Fiscal

A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 visa consolidar o Estado Democrático de Direito, para isso estende os Direitos e as Garantias individuais a todos os cidadãos no Brasil neste novo modelo social inclusivo que se instaura no mundo. A Constituição Cidadã apresenta no artigo 5º os Direitos fundamentais atribuídos a todos os cidadãos, no artigo 6º as garantias constitucionais e os meios de conquista-los, preconizando no artigo 208 o dever do Estado de garantir na rede regular de ensino, um serviço voltado ao AEE - Atendimento Educacional Especializado para os alunos que apresentam deficiência.
A partir das convenções e dos tratados internacionais dos quais o Brasil tornou-se signatário, o processo inclusivo avança em direção à construção de um sistema educacional voltado à diversidade. Desde janeiro de 2008 o país vem avançando na educação com a aprovação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, trazendo uma nova orientação à escola, ao AEE – Atendimento Educacional Especializado e as Politicas Públicas.
Neste novo modelo social inclusivo as Políticas Públicas apresentam um caráter preventivo, são planejadas e desenvolvidas no intuito de evitar consequências sociais desastrosas. Por essa razão, estas políticas são [...] “anticíclicas (reduzem os efeitos da crise) e emancipatórias (geram condições para a autonomia dos cidadãos) como a política educacional”. (ESAF 2015, p.12) Contrastando com as políticas sociais compensatórias que combatem a pobreza distribuindo alimentos e outros gêneros sem uma preocupação com a cidadania.
Considera-se o Brasil um país rico que se encontra entre as dez maiores economias do planeta. “Entretanto, ainda não fomos capazes de distribuir essa riqueza de forma justa, beneficiando o conjunto da sociedade”. (ESAF 2015, P. 15) Ao estabelecer a comparação Neri (2011) afirma que os brasileiros pobres estão num país que cresce como a China e os ricos em um país relativamente estagnado. Assim sugere o pesquisador que para reduzir a desigualdade se faz necessário aumentar a escolaridade e implantar programas sociais de redistribuição de renda.
No intuito de que as pessoas façam parte de um processo inclusivo mais amplo. Assim, tenham a oportunidade de conhecer seus direitos, consigam cumprir seus deveres e agir de forma proativa no cumprimento das regras contextuais.
A Educação Especial atualmente fundamenta-se pelo Decreto 7611/2011. Atua em caráter complementar e faz parte da proposta pedagógica da escola, favorece o atendimento dos educandos no AEE com várias deficiências, transtornos globais de desenvolvimento ou transtorno do expecto autista e altas habilidades/superdotação. Atua de forma articulada com o ensino comum nos casos de transtornos funcionais específicos, orientando o seu desenvolvimento na escola.
            Nesta perspectiva considera-se a educação como a base na construção do saber, sendo capaz de transformar as pessoas e a sociedade. No entanto não podemos apenas assimilar informações, se faz necessário aprender a lidar com elas significativamente melhorando as condições socioeconômicas políticas e culturais.
 “Os códigos da Modernidade“ organizados por Toro (1997) (ESAF 2015 p. 18 e 19) descrevem as capacidades e competências mínimas à participação produtiva no século XXI, seja no âmbito individual ou coletivo à cidadania, para isso devem ter:

a) Domínio da leitura e da escrita.
b) Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas.
c) Capacidade de analisar, de sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.
d) Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social.
e) Converter problemas em oportunidades.
f) Organizar-se para defender os interesses da coletividade e solucionar problemas por meio do diálogo e da negociação, respeitando as regras, as leis e as normas estabelecidas.
g) Criar unidade de propósitos a partir da diversidade e da diferença, sem jamais confundir unidade com uniformidade.
h) Atuar para fazer da nação um Estado social de direito, isto é, trabalhar para tornar possível o respeito aos direitos humanos.
i) Ser crítico com a informação que lhe chega.
j) Ter capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
k) Ter capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
            Habilidades e competências fundamentais e necessárias para ampliar os saberes, para poder exercer a cidadania de fato e de direito na qualidade de cidadão crítico e participativo. Capaz de ajudar na transformação social de forma saudável.
            Edgar Morin (1999) um dos maiores pensadores da cultura no século XX, recebeu da Unesco a incumbência de sistematizar reflexões para repensar a educação do século XXI e deste modo as concentrou em sete eixos. Focando os desafios as incertezas atuais, instigando uma revisão nas práticas pedagógicas.
SABER 1 – Combater as cegueiras do conhecimento, porque a educação que apenas transmite conhecimentos é cega, ignora o ser humano e a sua essência.
SABER 2 – O Conhecimento pertinente promove o conhecimento capaz de aprender problemas globais e fundamentais, inserindo conhecimentos parciais e locais. O conhecimento fragmentado das disciplinas impede o vínculo entre partes e a totalidade. Este é o problema universal, volta-se ao multidimensional e ao complexo.
SABER 3 - Na condição humana temos um só tempo, físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Essencial, desintegrado das disciplinas que precisa ser restaurado para que tomem conhecimento e consciência da identidade complexa.
SABER 4 - Na identidade terrena, a história da era planetária inicia-se com o estabelecimento da comunicação entre os continentes no século XVI. Solidarizando as nações, mas não impediu a opressões e a dominação na humanidade.
SABER 5 – Saber enfrentar as incertezas, estudar os acontecimentos e desastres inesperados preparam as mentes para esperar o inesperado e para enfrentá-lo.
SABER 6 - A compreensão, os obstáculos exteriores precisam ser superados pelo combate a ignorância, ao preconceito e pelo respeito à diversidade cultural.
SABER 7 – A ética do gênero humano bem como: as finalidades ético-políticas do novo milênio vão estabelecer um controle mútuo entre sociedade e indivíduos através da democracia, concebendo a humanidade como comunidade planetária.
Neste sentido cabe à educação conscientizar as pessoas para conseguir realizar a cidadania terrena através do respeito à diversidade. Para Morin (2001), a chave para um futuro melhor passa pela educação quando promove a “hominização na humanização”, quando favorece o acesso à cidadania pela compreensão de si mesmo, pela escuta e empatia nas inter-relações pessoais de forma cosmopolita.
Sendo assim, promover uma educação de qualidade, não requer mais uma escolarização que apenas ensine a decodificar letras e números, mas que permita compreender o contexto, interpretar e agir tomando atitudes saudáveis. Deste modo vamos nos tornar protagonistas da historia e aprender a intervir na construção de projetos de vida que ajudem as pessoas a ser feliz, consolidando a democracia.
Organizar o conhecimento escolar tecnicamente, sem uma acepção humanitária não resolve o problema fundamental da educação contemporânea, [...] “que é orientar para as transformações e promoção da inclusão social”. (PNEF 2015 P. 23) Para isso torna-se necessário considerar a cultura popular e o multiculturalismo como constitutivos do que somos um país multifacetado, diverso.
Essa postura torna-se crucial na escola para instigar o respeito às diferenças, sem olhar à ótica da deficiência. Instigando a pesquisa como uma prática comum, capaz de perceber as experiências coletivas e sua complexidade constituída de uma série de entrelaçamentos sociopolíticos, econômicos ambientais e outros.
Neste sentido cabe à escola programar atividades que promovam alegria e prazer ao aprender [...] “que aliem trabalho e lazer, teoria e ação, que produzam o conhecimento crítico da história das relações dos homens entre si e destes com a natureza, tornando possível a transformação da realidade”. (ESAF 2015, p. 26) Práticas saudáveis que ajudam a desenvolver a cidadania, levam a escola para fora dos seus muros, respeitando as tradições locais e promovendo o respeito à cultura.
Assim percebe-se a importância da educação no processo de desenvolvimento da cidadania ao despertar a consciência através de [...] “práticas autônomas como a participação do controle social e do conhecimento da legislação vigente”. (ESAF 2015, P. 28). A Educação Fiscal precisa dar sentido na vida dos educandos, ser resultado das experiências concretas. Portanto deve ser trabalhada de forma que [...] “seus conteúdos permitam aos alunos ter uma compreensão da realidade e da sua condição de sujeito histórico”. (ESAF 2015, P. 166)
Um trabalho que requer dos professores conhecimentos específicos sobre o assunto, diálogo, cooperação, planejamento para se definir [...] “o que, quando e de que forma cada professor irá desenvolver essa temática dentro de sua área específica de atuação”. (ESAF 2015, p. 167) Ao educando deve ser dada ciência da proposta concreta de trabalho e dos objetivos a serem alcançados no projeto.
Os conteúdos de Educação Fiscal devem ser desenvolvidos [...] “de forma transversal e interdisciplinar em todos os níveis e modalidades de ensino, diferenciando apenas a profundidade, abrangência e a metodologia de trabalho”. (ESAF 2015, p. 167) Para isso se promove a reflexão nos educandos, de modo que se percebam como pessoas capazes de ajudar a reconstruir a sociedade com o seu trabalho, inclusive financiando os bens e os serviços disponibilizados à população.
A abordagem do PPP – Projeto Politico Pedagógico na escola fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita: atribuindo “igualdade” de condições para o pleno acesso e permanência na escola; na “qualidade” de ensino para todos; numa “gestão democrática”, que inclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas; garante a “autonomia” de atuação; e a “valorização do magistério” que objetiva a formação inicial, a formação continuada, melhores condições de trabalho e remuneração decente.
Desta forma se desenvolverá os conteúdos de Educação Fiscal na escola com estratégias adequadas à realidade dos educandos. Inserido nas atividades educacionais a abordagem: filosófica (reflexiva), cognitivista (dialógica) e afetivista (onde se estimula o educando a falar sobre a própria vida) para alcançar os objetivos.  As abordagens [...] “cognitiva e afetiva possibilitam trabalhar os conteúdos de Educação Fiscal numa perspectiva mais humanizada” (ESAF 2015, p. 170) de modo que todos se sintam envolvidos e comprometidos para atuar de forma responsável e solidária trazendo benefícios sociais a toda comunidade escolar.
Ciente do seu compromisso social a escola incentiva à participação cidadã. De modo que os educandos conheçam o sistema, saibam como agir com relação à obrigação tributária e na fiscalização dos recursos do Poder Público. Assim se pretende colaborar na formação de um cidadão capaz de participar no processo inclusivo de forma saudável e consciente do exercício pleno da cidadania.
Neste contexto se percebe a escola como um espaço de transformação e uma das grandes responsáveis no desenvolvimento da cidadania. Portanto ser um cidadão não requer apenas conhecer os seus direitos e deveres, mas ter uma consciência ética para saber agir com coerência e adquirir a qualidade de cidadão.
Desta forma, torna-se relevante a participação de todos os envolvidos no processo inclusivo, pois com o advento da internet nos países não há mais fronteiras. Os problemas surgem e as normas jurídicas devem ser capazes de resolvê-los, portanto as leis devem ser iguais para todos os cidadãos do mundo. Seja na área educacional, validando os diplomas, no comercio mundial e outros. O projeto apresentará temas, construirá conceitos contribuindo na formação de cidadãos proativos, que saibam transformar informações em conhecimentos e atuar na sociedade com sabedoria. Colaborando na construção de uma Cultura de Paz.
4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Artes; Ciências: Educação Física; Ensino Religioso; Inglês; Geografia; Historia; Matemática; Português; ....................
  
5. OBJETIVO GERAL DO PROJETO.
Contribuir no desenvolvimento da aprendizagem e da cidadania dos educandos.

6. CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FISCAL

•          Direitos Humanos
•          O que é a Cidadania?
•          Tributos, sonegação, corrupção; Código de Defesa do Consumidor;
•          Prefeitura;

7. CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS

7.1. Conteúdo Conceitual

O conteúdo conceitual trata dos conhecimentos teóricos, que permitem representar a realidade, favorecendo o aprender a conhecer os conceitos. Refere-se ao acesso aos fatos; aos dados; informações; conceitos; princípios; vocabulários. Bem como fenômenos; acontecimentos; noções; ideias; símbolos; representações.
Neste ano vamos conhecer o Código de defesa do Consumidor, os Tributos, o que vem a ser o Dinheiro público, a sonegação, a corrupção, os direitos humanos e a Cidadania. No intuito de aprimorar as relações interpessoais, instigando-os a pensar, comparar, compreender estabelecer as devidas relações sobre os mesmos.
O conteúdo conceitual desenvolve as competências do educando quando este entra em contato com os símbolos, as expressões, as ideias, as imagens, as representações, dando significado pela ação reflexão ação. Na medida em que consegue transformar as informações em conhecimentos (CAPDET, 2012) a formação dos conceitos ajuda-os a vivenciar o conhecimento.


Motiva-os a associar, a generalizar e a dar um novo significado ao contexto oportunizando agir com criatividade na resolução dos problemas. Porque os conteúdos necessitam sempre de uma base teórica fundamentada dando origem aos conceitos que gradativamente vão se aprimorando e dando sentido ao saber.
Conteúdo explicativo da disciplina:
Contexto histórico e o exercício da cidadania.


7.2.  Conteúdo Procedimental

O conteúdo procedimental se trata de um conhecimento de ordem prática. Permite operar com objetos e informações. Refere-se a:
a) motricidade = manipulação de instrumentos;
b) habilidades cognitivas = realização de tarefas intelectuais (ações e decisões de natureza interna); refletir, manejar, observar, sintetizar, comparar, construir, problematizar, coletar, resumir, experimentar, analisar, aplicar, argumentar, concluir, pesquisar, demonstrar.
Os conteúdos procedimentais resumem-se ao aprender a fazer, a colocar em prática o conhecimento que adquirimos a partir dos conceitos adquiridos. Como conhecer o Código de defesa do Consumidor e aprender a buscar os direitos; Conhecer os Tributos municipais, visitar a prefeitura municipal e representar a gestora através da maquete descobrindo o que vem a ser o dinheiro público, a sonegação, a corrupção e o exercício da Cidadania para aplica-lo com justiça.
Os conteúdos procedimentais tem um caráter profissionalizante, deste modo se estimula o aluno para que desenvolva as habilidades e as competências necessárias para o seu pleno desempenho como a memória, a dedução, a comparação, a psicomotricidade e outras especificidades. Utilizando técnicas e estratégias adequadas de modo que consiga perceber como funciona o sistema e a importância de cada profissão para o seu funcionamento e uma vida saudável.
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7.3. Conteúdo Atitudinal

O conteúdo atitudinal se refere ao conhecimento de ordem ética. Permite avaliar um objeto, pessoa, acontecimento ou situação e atuar de acordo com essa avaliação. Refere-se a: normas, valores, atitudes, solidariedade, responsabilidade, colaboração, respeito, curiosidade, organização, valorização, comprometimento, interesse, envolvimento, cooperação, participação, senso crítico e interação.
Os conteúdos atitudinais representam o fato de como aprender a viver juntos para ser uma pessoa melhor. Portanto estes conteúdos significam a vivencia do ser humano com o mundo e o seu contexto. Neste sentido o aprendizado de normas princípios e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido de forma ética. A pessoa se moldado de acordo com a sua vivência e convivência.
Para isso se trabalha com as relações intra e interpessoais nos aspectos socioeconômicos e culturais. Numa dinâmica que prima pelo respeito, pela compreensão e empatia, pela solidariedade dentre outros na tomada de atitudes. Condutas que demonstram a qualidade do cidadão, resultado da educação recebida.

8. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Atividades a serem desenvolvidas à culminância do projeto-metodologia:

·        Direitos Humanos – texto;
·        Varal da Cidadania – Vídeo: O que é a Cidadania?
·        Festival Cid Legal; canto dança parodia e teatro;
·        Semana da Pátria - Tributos, Dinheiro público, a sonegação, a corrupção, Código de Defesa do Consumidor - pesquisa;
·        Visita a Prefeitura Municipal de Santa Maria - Maquetes;

9. COMO SERÁ AVALIADO O PROJETO

A avaliação será formativa e emancipadora realizada após cada atividade com os educandos e professores numa dinâmica alternativa e interativa de forma saudável. Considerar-se-á significativa a aprendizagem quando os participantes conseguirem interagir com as atividades, respondendo as perguntas com nexo, dialogando sobre o tema e agindo com coerência de forma colaborativa.
10. COMO CULMINARÁ O PROJETO

Com a demonstração do exercício da cidadania dos educandos, num evento no final do mês de novembro com a apresentação no Dia de Ação de Graças. No final do ano espera-se que os educandos participantes consigam lidar com estas questões, associando a teoria com a prática aprendida durante as atividades, demonstrando através das suas atitudes uma mudança no seu comportamento. Neste sentido espera-se que aprendam a viver e a conviver com o outro no transito e na vida respeitando direitos e deveres primando pelo Ser com qualidade de vida. 


11. RECURSOS
Tecnologia, material didático, revistas, livros, jogos e outros.

12. CRONOGRAMA

•          Abril - Direitos Humanos – texto;
•          Junho – Varal da Cidadania – vídeo o que é Cidadania?
•          Julho - Cid Legal – canto dança parodia e teatro;
•          Setembro - Tributos, Dinheiro público, a sonegação, a corrupção, Código de Defesa do Consumidor- pesquisa;
•          Novembro - Visita a Prefeitura de Santa Maria – Maquete.

Referencias

                    Curso de Disseminadores de Educação Fiscal – ESAF 2015.


PROJETO RECREAÇÃO E CIDADANIA 

 ATIVIDADES 2015  

Mês
Atividades
Objetivos
Março
- Dia da mulher – BK, Poesia Cora Coralina;
- Brincar de Esconde Esconde;
- A Dança das Cores – Luís Pimentel;
- Trânsito
- Resgatar a historia e valorizar a Mulher;
- Atenção, concentração, noções espaço e tempo;
- Reconhecer no livro as letras em Braile;
- Cuidados no Trânsito;
Abril
- Construindo Corpus; Direitos Humanos
- Vivendo valores BK. Cooperação felicidade;
- Páscoa;
- Dia do Índio – música;
- Pedro e Joaquim – Denise Crispun
- Desenhar um colega, recortar, colar imagens;
- Refletir sobre os valores para uma vida feliz;
- Música – Noites Traiçoeiras em Libras;
- Valorizar a Cultura Indígena;
- Leitura e vivencias com Braile e o trânsito;
Maio
- Dia das mães;
- Zumba e ritmos latinos;
- Lince
- BK – Liberdade e limpeza
- Cartão expressando emoções e sentimentos;
- Trabalhar atenção concentração psicomotricidade;
- Identificar as placas e as regras no trânsito;
- Retirar perguntas da caixa e responder;
Junho
- Varal da Cidadania – Vídeo que é cidadania?
- Matemática na Educação Fiscal
- Peixonauta; Magali regras exceções; Autismo;
- Festas Juninas – Bingo;
- Descobrir o que é a cidadania;
- Jogo com dados e outros;
- Refletir nos vídeos sobre a natureza e as regras;
- Resgatar a cultura e as tradições caipiras;
Julho
- Organizar Festival Cid Legal
- Curso Educação Inclusiva
- Selecionar as músicas e refletir sobre o tema;
- Formação de professores e gestores;
Agosto
- Cidadania BK – organização, paz, respeito
- A arvore da emoção e da felicidade
- Semana Inclusão – Cid Legal
- Jogo de caçador na quadra;
- Respeito - Regras e limites
- Reflexão sobre as necessidades – Jeferson Cap.
Festival Cid Legal na Escola;
- Atenção, concentração, noções espaço e tempo;
Setembro
Semana da Pátria – Desfile faixas EF, CDC;
- Problemas e Cálculos com pesos e medidas;
- Semana Farroupilha
- Primavera – O casamento das flores
- Detran - Teatro e vivencias sobre o trânsito
- Reflexão sobre tributos – Que país é esse;
- Exercitar a cidadania com operações matemáticas;
- Saberes sobre o gaúcho;
- Leitura interpretação, flores e cores;
- Exercitar a leitura e a reflexão sobre o tema;
Outubro
- Moeda
- Semana da Criança
- Agua, Saúde e Saneamento básico;
- BK – Cidadania e Responsabilidade
- Reconhecer a moeda e resolver problemas;
- Atividades Livres;
- Conhecer a importância deste tema no contexto;
- Leitura, interpretação e reflexão sobre o tema;
Novembro
Visita a Prefeitura Santa Maria;
- Sabonete de flores da Colômbia;
- Dia da Consciência Negra – Samba Viradouro
- Ação de Graças.
- Construção Maquetes;
- Como fazer sabonetes utilizando as flores?
- Resgate ao passado;
- Encerramento do projeto;


           

EMEI ARACY TRINDADE CÁURIO

PLANEJAMENTO “VARAL DA CIDADANIA”

JUSTIFICATIVA: Desde o ano de 2013, a escola vem trabalhando com projetos que enfatizam a relação entre as pessoas, o querer bem ao próximo, o respeito ao bem comum. Desta forma, engajado com uma proposta de direitos e deveres, portanto, de cidadania, a escola desenvolve um trabalho com a Educação Fiscal proporcionando aos alunos conhecimentos que valorizam o lúdico fazendo-os compreender da sua efetiva participação na comunidade.
No Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 53 diz: “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania...” Desta forma, nós da Educação Infantil estamos fazendo nossa parte, ofertando esse conhecimento de forma prazerosa para as crianças de dois a cinco anos de idade.

OBJETIVO GERAL:

Despertar a comunidade escolar para a necessidade de acompanhar a aplicação de recursos e perceber-se integrante deste processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

   Contribuir para melhorar a compreensão sobre cidadania;
   Sensibilizar sobre a importância da arrecadação e da fiscalização dos tributos que serão transformados em benefícios para a população;
   Realizar campanha junto a comunidade escolar para arrecadar notas fiscais e  fazer o cadastro no Nota Fiscal Gaúcha ; 
   Realizar passeios, caminhadas de conscientização e observação da aplicação dos recursos.


METODOLOGIA:

As atividades pedagógicas serão desenvolvidas através do lúdico, pois é brincando que a criança constrói o seu conhecimento de mundo, elabora suas regras, recria o que sabe, solta sua imaginação.

ALGUMAS ATIVIDADES:

Comparar as esferas governamentais ao ninho de formigueiro (Projeto geral da escola)
Brincar de mercadinho usando dinheiro de brinquedo.
Fazer compras no Mercado da vila e cobrar a nota fiscal.
Visualizar nas imediações da escola as obras realizadas pelo poder público e o que ainda deve ser feito.
Visita ao Prefeito da cidade para saber qual o seu papel na sociedade.
Engajar a reciclagem de lixo e o nosso dever de cidadãos.
Trazer uma nota fiscal e trocar por brinquedos na “Lojinha”.




   E. M. E. F. JOSÉ PAIM DE OLIVEIRA


                         Professora: Sandra Bizzi e Elizarlete
                         
                         Ano: 4º ano
                         Disciplina: Currículo Por Atividades e Língua Inglesa
                         Nº de alunos: 16


OBJETIVO GERAL:

                                    Reconhecer-se como cidadão com direitos e deveres, co-responsável na formação de uma sociedade justa, ética e digna de viver.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·        função social dos tributos;
  • ·      valorizar a melhoria feitas para a comunidade, através do retorno recebido pela aplicação dos impostos;
  • ·        reconhecer-se como cidadão. Seus direitos e deveres;
  • ·        identificar as consequências da sonegação de impostos;
  • ·   identificar as causas e consequências  da não aplicação dos impostos arrecadados para a melhoria da vida da população;
  • ·      conscientizar os alunos, da importância de pesquisar preços e solicitar nota fiscal;
  • ·       analisar nota e cupom fiscal;
  • ·     realizar cálculos e situações problemas para perceber quanto pagamos de impostos por produto;
  • ·      comparar custo e lucro obtido com a venda do produto;
  • ·      ampliar conhecimentos sobre nosso sistema monetário;

CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS:

            Motivação: filme: O Mundo Mágico da Cidadania;

              .  Explosão de idéias; texto e interpretação sobre Cidadania: direitos e deveres do cidadão; criação de um desenho relacionado ao tema;
               .  Texto e interpretação sobre os impostos, benefícios, responsabilidade fiscal, orçamento público, nota fiscal, história dos tributos...
               .   Criação de histórias em quadrinhos;
               .   Pesquisa realizada com um familiar sobre educação fiscal;
               .   Trabalho com gráficos e tabelas;
               .    Resolução de problemas matemáticos e sistema monetário;
     Nas aulas de Inglês, com a exposição do conteúdo da Revista: Sofinha and her Gang, os alunos vão ter a oportunidade de conhecer como funciona a Administração Pública e o incentivo ao acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. E, como proposta: trabalhar os personagens e o vocabulário já conhecido e desenvolver um novo


E. M. DE E. F. JOSÉ PAIM DE OLIVEIRA
PESQUISA DO 4º ANO/ 2015

       Os alunos do 4º ano estão estudando “Educação Fiscal”. Solicitamos que a família colabore com a turma respondendo essa entrevista com seriedade. Agradecemos.
ENTREVISTADO:_______________________________
ENTREVISTADOR: _____________________________

1-     Os produtos mais consumidos em sua casa são comprados em:
(  ) supermercado
(  ) armazém da comunidade
(  ) outros: _____________________________

2-     Essas compras são pagas:
(  ) à vista (com dinheiro)
(  ) cartão
(  ) à prazo (pendura)
(  ) cheque

3-     Ao comprar costuma: ( pode marcar mais de uma opção)
(  ) verificar a data de validade
(  ) pedir nota ou cupom fiscal
(  ) pesquisar o menor preço
(  ) aproveita promoções

4-     Você costuma pedir nota fiscal:
(  ) sim
(  ) não

5-     O comerciante:
(  ) lhe oferece nota fiscal
(  ) você precisa solicitar nota fiscal
(  ) o comerciante não tem condições de oferecer nota fiscal

6-     Você declara Imposto de Renda:
(  ) sim
(  ) não

7-     Você paga ITR (Imposto Territorial Rural):
(  ) Sim                
            (  ) Não

Avaliação:

  A avaliação será feita a partir da leitura e análise dos histórias produzidas pelos  alunos e da leitura e debate do tema no grupo;
   Serão feitos questionamentos orais pela professora sobre o que eles compreenderam sobre a Educação Fiscal;

                Referências Bibliográficas:
                  Revista Educação Fiscal;
                  Revista Sofinha And Her Gang  http://www.educaçãofiscal.rs.gov/
                  Video: “O mundo Mágico da Cidadania”
              

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