Projeto e relatório das atividades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro
PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL
A Educação Fiscal deverá perpassar por todos os anos de ensino, pois a mesma faz com que todos participem na sociedade com normas de convivência, com qualidade política e ética, com a ênfase na igualdade de oportunidades de participação e autonomia de toda a comunidade escolar.
Se o aluno começar a ser incentivado e estimulado a exercitar a sua cidadania, ele terá mais cedo a consciência sobre a importância do que é ser cidadão e quais seus direitos e deveres.
Objetivo
A Escola tem como objetivo participar do Programa Municipal de Educação Fiscal, onde vamos transmitir a nossos alunos e comunidade escolar a importância do recolhimento de notas fiscais e conscientizá-lo sobre a importância de exercer sua cidadania e reconhecer seus direitos e deveres, através de uma gincana cultural onde os alunos da escola aplicam atividades, transmitindo os valores da cultura da educação fiscal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conscientizar alunos, professores e comunidade para a importância do recolhimento de notas fiscais;
• Usar a língua falada na interação com o tema Educação Fiscal;
• Conscientizar professores e alunos sobre direitos e deveres recíprocos na relação Estado-cidadão;
• Fazer com que os alunos assimilem de forma lúdica, através das atividades, a consciência cidadã, propiciando o bem-estar social;
• Contextualizar o tema educação fiscal, estimulando a atividade lúdica, oralidade e expressão;
• Refletir sobre o tema educação fiscal;
• Fazer com que o aluno se sinta participativo do processo, exercitando sua cidadania;
• Incentivar toda a comunidade escolar ao maior exercício de cidadania que é a participação na
• Estimular a criação de normas de convivência com qualidade política e ética com ênfase na igualdade de oportunidades, de participação e autonomia de toda comunidade escolar.
A Gincana Cultural da Educação Fiscal, através deste projeto aplicado nos Anos Iniciais da EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nasceu de uma reunião da supervisora pedagógica, professora Eunice Pereira Azenha e professores dos anos iniciais com o intuito de estimular a cultura da educação fiscal entre nossos alunos. O projeto foi pensado de forma interdisciplinar, em formato de gincana e aconteceu durante dois meses, com a culminância no dia 13/11/14, quando a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, esteve na escola e interagiu com a aplicação das atividades em todas as turmas de anos iniciais em nossa escola, fazendo a premiação da turma que fez a maior pontuação na gincana, que foi a turma 32, da professora Mara Kozoroski.
CONCLUSÃO: Concluímos que foi muito válido o projeto pela relevância do tema e pelo envolvimento que suscitou em nossa comunidade escolar.
Transcrevemos aqui o relato dos professores:
“Foi bastante válido, pois a turma realizou com interesse as atividades propostas. Também houve uma união e uma organização no desenvolvimento da gincana, onde todos respeitaram os limites de cada colega. Profa Mara Kozoroski – Turma 32”.
“O trabalho foi desenvolvido com muito entusiasmo, pois eles sabiam que a atividade era mais uma etapa da gincana. Muitos deles não sabiam para que servia o dinheiro arrecadado dos impostos. Alguns pediram notas, pois passaram a valorizar e dar importância para a nota fiscal na aplicação do bem comum para a comunidade. Profa Tania Toaldo – Turma 21”.
“A realização da atividade de educação fiscal na turma foi muito interessante, os alunos envolveram-se; percebe-se que existe em casa um certo olhar sobre a questão, embora não seja muito debatida. Profa Jocele Flores – Turma 22”.
“Os alunos do 1o ano pouco colaboraram com a gincana, os pais não incentivaram em casa, precisam ser trabalhados mais tempo. Profa Carmem Eliane Cantareli – Turma 11”.
“Os alunos mostraram interesse e empenho ao participar das atividades de educação fiscal, destacando a gincana e leitura da revistinha que foi realizada em sala de aula que, proporcionaram uma aprendizagem mais contextualizada. Profa Micheline Ritzel – Turma 31”.
“Os alunos participaram do projeto com as atividades do livrinho sobre educação fiscal, viram um filme sobre o tema e aprenderam a importância de arrecadar impostos e pedir a nota fiscal para aplicação de recursos na educação, ruas, iluminação pública, saúde..... Opinaram na confecção da paródia da turma. Aprenderam sobre o que é ser cidadão e muito mais....Profa Gilsa Spolaor –
“Os alunos participaram ativamente, se envolveram na atividade de pesquisa, procuraram informações na família, em leituras, sites, livros, revistas. Trouxeram para a sala de aula temas para discussões que valeram a pena. Ajudaram a confeccionar um caça-palavras com os temas estudados. Na segunda tarefa (prática) foi o resultado positivo que veio culminar com o trabalho realizado primeiramente. Foi tranquilo. Todos participaram. Profa Sandra Minato e Cynara Cardoso – 5o anos - Turmas 51 e 52”.
Fotos do trabalho em sala de aulaRelatório de atividades da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Euclides da Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário