Português: Linguagem oral e escrita. Produção textual, interpretação de textos, síntese dos textos lidos.
Matemática: Números e operações, grandezas e medidas.
Geografia: Espaço geográfico, êxodo rural, aproveitamento do solo.
Ciências: matérias vivas e não-vivas e suas aplicações, aproveitamento do solo.
Situação problema
Diante da atual situação vivida pelos produtores rurais, dos problemas sociais enfrentados na zona rural, nossos governantes têm demonstrado interesse em resolver o problema?
A população tem consciência das dificuldades de se trazer um produto até a sua mesa?
O agricultor e o consumidor têm consciência dos problemas gerados pelo uso incorreto ou abusivo de agrotóxico na lavoura?
Objetivo:
Sensibilizar os alunos sobre o impacto sócio-econômico causado pela falta de incentivo ao trabalho agrícola.
Temas transversais:
Ética, meio-ambiente, saúde.
Ações
- Debater sobre a importância da agricultura.
- Discutir sobre os benefícios e malefícios dos agrotóxicos.
- Plantar uma horta na escola e ou casa e discutir sobre os benefícios da mesma.
- Levantamento de dados (produção da região, tipo de solo, etc.).
- Debate sobre a lei da oferta e da procura.
- Experiência prática de plantio na horta escolar e comunitária.
- Pesquisa sobre o uso inadequado do agrotóxico e dos fertilizantes, bem como das formas alternativas de combate às pragas.
- Pesquisa sobre o desperdício de alimentos na lavoura, no transporte, no centro de abastecimento, no mercado e em nossas casas.
- Pesquisa sobre a conservação e reaproveitamento dos alimentos.
- Pesquisa sobre composição nutricional dos alimentos. Montar gráficos.
- Pesquisa sobre a época de plantio e colheita dos produtos hortifrutigranjeiros. Montar tabelas.
- Levantamento dos órgãos governamentais voltados para a atividade agrícola e as atribuições e programas desenvolvidos por cada um deles.
- Identificação dos impostos incidentes sobre os produtos hortifrutigranjeiros.
- Mesa redonda com um produtor rural, um técnico da EMATER, um comerciante, um químico e um ambientalista para discutir questões relevantes ao tema proposto.
- Produção de um texto informativo para ser veiculado nos meios de comunicação local.
- Apresentação de trabalhos para toda a comunidade escolar (peças teatrais, painéis, cartilhas, etc.).
- Promover excursões e sítios e fazenda para a observação do plantio de sementes, colheita das hortaliças e obtenção de informações sobre a venda e lucro obtido com as mesmas
- Falar com os alunos sobre os tributos, ressaltando:
# Onde devem ser aplicados os impostos que pagamos;
# A importância do imposto para a comunidade;
# O que é nota fiscal;
# O que é sonegação.
Sugestões:
Livros
Livros do PROPAP (Ciências)
Fome e Miséria: Crise ou Escândalo
Filmes
Biotecnologia na Agropecuária: Globo Vídeo
Vídeos com programas que enfoquem o assunto ( Globo Rural, Globo Repórter, Homem do Campo, etc.)
Músicas
Asa Branca: Luiz Gonzaga
CD Mundo Encantado: Daniel
Comer, Comer : Gensis Khan
Comida: Titãs
Texto
Quem Tem Fome Tem Pressa: Mariana Viktor: Revista Educação nº. 69 – Jan./ 03
Site de interesses:
Site PMEF: www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal;
Site leãozinho: http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/;
=> Conceitos de Educação Fiscal
Benefício Fiscal, Despesas Públicas, Isenção Tributária, Tributos Diretos, ITR, Tributos Indiretos, ICMS.
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