quarta-feira, 7 de julho de 2010

HIGIENE PESSOAL – SAÚDE E BEM ESTAR

A higiene pessoal é tratada como condição de vida e para se ter vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância e destaca-se a importância de sua sistemática. As experiências de fazer junto com a criança os procedimentos passíveis de execução no ambiente escolar, como lavagem das mãos ou escovação dos dentes. Esses devem ter importância na aprendizagem. O grande desafio na abordagem da higiene corporal é levar em conta a realidade do aluno, não empobrecendo os conteúdos em condições adversas, mas buscando as soluções críticas e viáveis. O conhecimento desse aspecto é fundamental para a criança; portanto, pesquisar, recolher e elaborar informações sobre os usos e costumes da comunidade, analisá-los e avaliar sua eficácia, são caminhos para conhecimentos, atitudes e possibilidades de ação.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Por que ficar limpinho e cheiroso é tão bom para nossa saúde?
Será que custa caro?

OBJETIVOS:

  •  Sensibilizar as crianças sobre a importância da higiene;
  • Mostrar que não existem somente produtos Caros;
  • Ensinar a criança a cuidar do próprio corpo;
  • Mostrar a importância da energia elétrica e produtos de higiene;
  • Mostrar que as doenças podem ser reduzidas com a higiene, gasto do Estado com saúde;
  • Demonstrar o peso dos tributos sobre na formação básicos de higiene;
  • Sensibilizar sobre a importância da higiene do ambiente;
  • Aprender a limpá-lo e não sujá-lo.

AÇÕES:
  • Convidar profissionais: dentista, médicos...;
  • Listagem de produtos para a higiene não é preciso excessos; pode-se fazer economia evitando custos abusivos;
  • Identificação das partes do corpo e os cuidados que devemos ter com cada parte;
  • Nas contas de água e luz ver o que gastamos e podemos economizar;
  • Doenças que proliferam através da falta de higiene e água tratada;
  • Identificação dos elementos naturais usados na fabricação de produtos de higiene. Realizar oficina e expor os produtos;
  • Verificar a diferença entre os produtos industrializados e naturais;
  • Cartaz com a embalagem dos produtos de higiene;
  • Preparar uma entrevista com os alunos para conversar com os pais sobre os gastos dos materiais de higiene; montando gráficos;
  • Verificar quanto em dinheiro cada produto recolhe para o Estado através de impostos;
  • Falar com os alunos: o papel social do tributo, onde devem ser aplicados os impostos que pagamos o que é nota fiscal, o que é sonegação;
  • Criar história em quadrinhos através de montagem de uma revista de higiene.


 CONTEÚDOS DISCIPLINARES/ATIVIDADES
 #   Português - oral e escrita
 #   Geografia/ história – relações sociais / vida em sociedade
 #   Matemática – preço/ custo/ números
 #   Ciências – órgãos do sentido/ olfato, visão e paladar , som, movimento, Educação ambiental; corporiedade
 #   Arte – formas / cor

  
SUGESTÕES:
# Coça-coça – CD Patati Patatá
# O Sapo Não Lava o Pé - CD A molecada Faz a Festa
# Trenzinho Piauí-Piauí - - CD A molecada Faz a Festa
# CD Palavra Cantada – Paulo Tati
#Ciranda da Bailarina : Edu Lobo, Chico Buarque de Holanda
# http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/

3 comentários:

  1. precisa de faculdade ou de ensino médio para exsercer na função me tire essa curiosidade.

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  2. exercer se escreve assim seu burro

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  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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