quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DIREITOS HUMANOS: OS DIREITOS HUMANOS TRANSFORMAM VOCÊ EM CIDADÃO

Ziraldo

1. Todos têm direito a ser diferente. Sem preconceito. Sem discriminação.
2. Ter direitos iguais a todos os seres humanos.
3. Liberdade, respeito, educação,segurança.
4. Declaração dos Direitos Humanos
5. Os Direitos Humanos transformam você em cidadão.
6. Registro cívil, trabalho.
7. Saúde direito de todos e dever do Estado.
8. Idoso, portadores de necessidade, criança e adolescente vêm primeiro.
9. Trânsito seguro, direito do consumidor.

O Programa Municipal de Educação Fiscal se reveste de grande importância para o desenvolvimento da consciência cidadã em torno do papel social dos tributos. Sendo assim, a escola é o espaço da conscientização da realidade que forma seres humanos atuantes, críticos e sensíveis. Portanto , a função da escola é na formação de cidadãos.

A escola trabalha com seus alunos para que sejam seres sociais com direitos e deveres. Esses deveres associamos ao pagamento dos tributos e esses retornam aos cidadãos em forma de segurança, saúde, educação, malha rodoviária de qualidade, conservação do bem público, moradia (sociocultural), resguardo das florestas naturais, solo, recursos hídricos, proteção da flora e fauna, riquezas naturais.



SITUAÇÃO PROBLEMA

Cidadão: como fazer valer seus direitos? Quais as ações que praticamos e com elas cumprimos nossos deveres? Qual a função do Estado em relação aos nossos direitos?


Objetivos

Conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres e a relevância para uma vida digna. Compreender de onde vem os recursos públicos e para onde devem ser direcionados. Conscientizar o aluno da importância da escola e do conhecimento.


Ações

• Ler as revistinhas de história em quadrinhos do trabalho infantil, cartilha do trabalhador, cartilha da justiça.
• Elaborar revistas em quadrinhos onde os alunos relatem problemas de sua comunidade em relação ao que estudou na cartilha do trabalhador e a realidade enfrentada e se poderá aplicar algumas das informações aprendidas nas revistinhas.
• Falar sobre trabalho infantil, cartilha do trabalhador, a importância dos tributos e o retorno ao cidadão.
• Fazer um paralelo sobre cidadania, corrupção e sonegação e o que isso afeta ao cidadão no acesso a justiça e ao trabalho.
• Dialogar com os alunos sobre os assuntos trabalhados e formular murais.
• Produzir narrativas e transformá-la em teatro ou curta metragem.
• Realizar um curta metragem sobre os assuntos trabalhados.
• Fazer levantamento em sua comunidade dos problemas de sua comunidade.
• Procurar profissionais para palestras de orientação para cada problema encontrado.
• Discutir sobre problemas encontrados e levantamento de possíveis ações para solucioná-los.
• Elaborar quebra-cabeça com os temas justiça, trabalho e cidadania.
• Elaborar trilhas com problemas e soluções orientadas nas revistas.
• Fazer levantamento de heróis e heroínas ( negro, branco, índio...)
• Produzir textos envolvendo a segregação racial, preconceito e racismo.
• Realizar debates sobre as cotas nas universidades e, após, a produção de textos argumentativos.
• Pesquisar sobre os demais preconceitos existentes e estabelecer uma relação com o preconceito racial.
• Promover debates sobre a importância das estradas.
• Fazer levantamento de acidentes na região, possíveis soluções e gastos dos recursos públicos para recuperá-las. Que tributos são destinados para a manutenção e recuperação das rodovias? Acidentes de carro são discutidos na justiça?
• Pesquisar sobre a importância da preservação do meio ambiente? E onde ele atinge a todos os cidadão.
• Pesquisar sobre exploração da natureza, solo e recursos hídricos com responsabilidade e equilíbrio, o reflexo na saúde e qualidade de vida do cidadão.
• Pesquisar sobre a importância do meio ambiente na saúde do cidadão.
• Discutir sobre a importância da distribuição de remédios pela Coordenadoria de Saúde e o papel da justiça na intermediação para conseguir o remédio.
• Discutir sobre a importância da conservação do patrimônio público. O que acontece para alguém que danifica esse patrimônio ?

 
FRASES PARA REFLEXÃO


“Um direito não é o que alguém dá a você, é o que ninguém pode lhe tirar.” Clark

“O direito e o dever são como palmeiras: não dão frutos se não crescem uma ao lado da outra.” Felicite Robert de Lammennais

“Os que mais pugnam pelos seus direitos, são os que mais se esquecem dos seus deveres.” Gonçalves de Magalhães

“Só teremos o direito de esperar pelo impossível, depois que fizemos todo o possível.” Padre Fábio

“O mais difícil não é cumprir o dever, é conhecê-lo.” Louis Bonald

“Acima do homem está o dever, acima do dever não existe talvez senão Deus.” Paolo Mantegazzo

“O dever é a necessidade de realizar uma ação por respeito pela ordem moral.” Immanuel Kant

“Todos os deveres humanos se encerram nestes dois pontos: resignação à vontade divina do Criador e caridade para com os nossos semelhantes.” Madre Tereza de Calcutá

“Nada mais cruel do que o dever em concorrência com a afeição, porque é indispensável que o dever vença.” Henri Lacordaire

 
FILMES
  • Leis de atração

  • O advogado do terror

MÚSICAS

Deveres e Direitos
Toquinho
Composição: Toquinho / Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem raça.
Chamem quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E a filhinha do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro


Criança Não Trabalha
Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/447926/


VÍDEOS

http://letras.terra.com.br/toquinho/87217/
http://www.youtube.com/watch?v=vF_FrtxkLDU A CRIANÇAS E OS SEUS DIREITOS - TELECO E TECO
http://www.youtube.com/watch?v=Mepub8ddvwc&feature=related -Xuxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise!