terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL

Apesar do alto custo e das deficiências das estradas, elas são o principal meio de transporte do país. O Rio Grande do Sul possui 5.500,26 km de rodovias federais e 11.113,15 km de rodovias sob jurisdição estadual, totalizando 16.613,41 km de rodovias. O policiamento rodoviário nas rodovias estaduais é realizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.


Vista da Rodovia Imigrantes

  

O transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema de transportes do país. Este sistema conta com uma rede de 1.355.000 quilômetros de rodovias por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no país.


Vista Rodovia dos Bandeirantes

Rodovia dos Bandeirantes na entrada da cidade de São Paulo, considerada uma das melhores rodovias do Brasil pela Confederação Nacional do Transporte.



Vista aérea da saída de Fortaleza pela BR-116

Possuindo cerca de 1.355.000 quilômetros de rodovias, as estradas são as principais transportadoras de carga e de passageiros no tráfego brasileiro. Desde o ínicio da república os governos sempre priorizaram o transporte rodoviário em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial. O Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), que concebeu e construiu a capital Brasília, foi outro incentivator de rodovias. Kubitscheck foi responsável pela instalação de grandes fabricantes de automóveis no país (Volkswagen, Ford e General Motors chegaram ao Brasil durante seu governo) e um dos pontos utilizados para atraí-los era, evidentemente, o apoio à construção de rodovias. Hoje, o país tem instalado em seu território outros grandes fabricantes de automóveis como Fiat, Renault, Peugeot, Citroën, Chrysler, Mercedes-Benz, Hyundai e Toyota. Atualmente, porém, o governo brasileiro, diferentemente do passado, procura incentivar outros meios de transporte, principalmente o ferroviário, um exemplo desse incentivo é o projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo, um trem-bala que vai ligar as duas principias metrópoles do país. O Brasil é o 7º mais importante país da indústria automobilística. Há 37 grandes portos no Brasil, dentre os quais o maior é o Porto de Santos.
Dos mais de 1.300.000 quilômetros da rede rodoviária nacional, 30% está muito danificado pela falta de conservação e apenas 140 mil quilômetros estão pavimentados.[1] Parte considerável das ligações interurbanas no país, mesmo em regiões de grande demanda, ainda se dão por estradas de terra ou estradas com pavimentação quase inexistente. Durante a época de chuvas, grande parte das estradas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, enche-se de buracos, sendo comuns, ainda que em menor quantidade, deslizamentos de terra e quedas de pontes, provocando muitas vezes prejuízos para o transporte de cargas bem como acidentes e mortes.
As rodovias do país que se encontram em boas condições, exceto algumas exceções, fazem parte de concessões à iniciativa privada, assim, embora apresentem extrema qualidade, estão sujeitas a pedágios. A Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia dos Imigrantes são exemplos deste sistema. O transporte rodoviário de passageiros do país compreende uma rede extensa e intrincada, sendo possíveis viagens que, devido à sua duração, em outros países, só são possíveis por via aérea.
Site foi atualizado em 29 de junho de 2010.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Era uma vez uma linda menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Ela morava numa linda e pequena casinha no bairro Jardim das Piteiras.

Numa linda manhã de primavera, a mamãe Chapéu chamou Chapeuzinho para uma tarefa importante. Era aniversário da vovó de Chapeuzinho, que estava louca para ganhar um novo CD do Roberto Carlos.
Chapeuzinho Vermelho ficou feliz, pois adorava ir à casa da vovó; a vovó era muito carinhosa e fazia uns biscoitos deliciosos.
Antes de sair, Chapeuzinho ouve ansiosa a instrução da mamãe:
- Observe o sinal de trânsito, atravesse na faixa de pedestres, olhe para os dois lados antes de atravessar e não converse com estranhos.
Feliz da vida, Chapeuzinho segue distraída pela rua e atravessa fora da fixa de pedestres. Pobre Chapeuzinho! Nem teve tempo de perceber o carro que vinha em alta velocidade. Era o Lobo Mau. Ele estava fugindo de uma “blitz”, pois não tinha carteira de motorista e não havia pagado nem o IPVA e nem o Seguro Obrigatório.
O Lobo estava tão apressado que nem olhou para trás. Fugiu em disparada e deixou o corpinho de Chapeuzinho caído no chão.
A polícia está na captura do Lobo e a mãe de Chapeuzinho chora desesperada, pois não tem plano de saúde particular e terá que esperar horas na fila do SUS para que Chapeuzinho seja atendida...

Adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho feita por Rasângela de Moura Silva e Elaine Amaral Silva

 
 

SITUAÇÃO PROBLEMA:

Com o desenvolvimento econômico aumenta o intercâmbio de pessoas e mercadorias entre os países, estados e cidades. Portanto a ampliação da malha rodoviária, que, no Brasil, é o meio de transporte mais importante. Ao mesmo tempo, surge outro problema vinculado, na mídia, que é o número de acidentes crescentes no decorrer do fluxo maior de veículos, das más condições de nossas estradas, sinalização e do desrespeito às regras de trânsito.

De onde vêm os recursos necessários para construir, ampliar e conservar ruas, estradas e rodovias?
O que fazer para reduzir o número de acidentes?


  
OBJETIVOS:

Promover debates sobre a importância das estradas no desenvolvimento econômico e a origem dos recursos necessários para construí-las e mantê-las;
Identificar a responsabilidade do cidadão pelo cumprimento das regras do trânsito, visando à redução de acidentes.


AÇÕES:

  •  Promover debates sobre a importância das estradas.
  • Desafio para pesquisa: Como e por que surgiram as estradas?
  • Pesquise sobre o trânsito e montagem de um mural com os dados levantados.
  • Montagem de linha de tempo com a evolução dos meios de transporte.
  • Pesquisa sobre os seguintes assuntos: 
               -  De onde vem o dinheiro para pagar a construção e melhoria das escolas?
               -  De quem é a responsabilidade de construir e conservar as estradas?
  • Levantamento do valor arrecadado com o IPVA por ano, quantidade de veículos circulando e utilização dos recursos (montar gráficos).
  • Pesquisa e discussão sobre o volume de recursos públicos gastos em função de acidentes.
  • Participar em “blitz” de trânsito educativa.
  • Elaboração de um jogo entre grupos com perguntas e respostas sobre as regras básicas de trânsito e o significado das placas de sinalização do trânsito.
  • Elaboração de desenho mapeamento as ruas e estradas mais percorridas pelo aluno, e os meios de transporte utilizados.
  • Relatório de observação sobre as condições das estradas, dos fatos geradores de estragos, com apresentação de propostas de solução.
  • Elaboração de ofício com abaixo-assinado a ser enviado à Câmara Municipal solicitando o calçamento, asfaltamento ou reforma de uma ou mais ruas próximas à escola e que estejam precisando de obras.
  • Reconto da história (adaptada) do Chapeuzinho Vermelho deixando que os alunos construam o seu final (texto inicial).
  • Conscientizar os educandos sobre o perigo de dirigir embriagado.
  • Solicitar aos órgãos de trânsito às escolas para proferir palestras, fazer demonstração, etc.
  • Fazer pesquisa sobre as más condições de conservação das estradas. Mostrar gráfico.
  • Visita ao quartel da Polícia Militar.
  • Promover campanha de divulgação das normas de trânsito, salientando a importância de se observar a sinalização e a faixa de pedestre.
  • Falar com os alunos sobre os tributos:
               - O papel do tributo;
               - Onde devem ser aplicados os impostos que pagamos;
               - A importância do imposto para a comunidade;
               - O que é nota fiscal;
               - O que é sonegação.


FILMES:
  •  De volta ao futuro
  • Se meu fusca falasse
  • Corrida Maluca

MÚSICA:
  • Carga pesada de Rolando Boldrin


POEMA:
  • No Meio do Caminho – Carlos Drumond de Amdrade


SITE:

VÍDEOS:











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