Vista da Rodovia Imigrantes
Vista Rodovia dos Bandeirantes
Vista aérea da saída de Fortaleza pela BR-116
Dos mais de 1.300.000 quilômetros da rede rodoviária nacional, 30% está muito danificado pela falta de conservação e apenas 140 mil quilômetros estão pavimentados.[1] Parte considerável das ligações interurbanas no país, mesmo em regiões de grande demanda, ainda se dão por estradas de terra ou estradas com pavimentação quase inexistente. Durante a época de chuvas, grande parte das estradas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, enche-se de buracos, sendo comuns, ainda que em menor quantidade, deslizamentos de terra e quedas de pontes, provocando muitas vezes prejuízos para o transporte de cargas bem como acidentes e mortes.
As rodovias do país que se encontram em boas condições, exceto algumas exceções, fazem parte de concessões à iniciativa privada, assim, embora apresentem extrema qualidade, estão sujeitas a pedágios. A Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia dos Imigrantes são exemplos deste sistema. O transporte rodoviário de passageiros do país compreende uma rede extensa e intrincada, sendo possíveis viagens que, devido à sua duração, em outros países, só são possíveis por via aérea.
Site foi atualizado em 29 de junho de 2010.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Era uma vez uma linda menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Ela morava numa linda e pequena casinha no bairro Jardim das Piteiras.
Numa linda manhã de primavera, a mamãe Chapéu chamou Chapeuzinho para uma tarefa importante. Era aniversário da vovó de Chapeuzinho, que estava louca para ganhar um novo CD do Roberto Carlos.
Chapeuzinho Vermelho ficou feliz, pois adorava ir à casa da vovó; a vovó era muito carinhosa e fazia uns biscoitos deliciosos.
Antes de sair, Chapeuzinho ouve ansiosa a instrução da mamãe:
- Observe o sinal de trânsito, atravesse na faixa de pedestres, olhe para os dois lados antes de atravessar e não converse com estranhos.
Feliz da vida, Chapeuzinho segue distraída pela rua e atravessa fora da fixa de pedestres. Pobre Chapeuzinho! Nem teve tempo de perceber o carro que vinha em alta velocidade. Era o Lobo Mau. Ele estava fugindo de uma “blitz”, pois não tinha carteira de motorista e não havia pagado nem o IPVA e nem o Seguro Obrigatório.
O Lobo estava tão apressado que nem olhou para trás. Fugiu em disparada e deixou o corpinho de Chapeuzinho caído no chão.
A polícia está na captura do Lobo e a mãe de Chapeuzinho chora desesperada, pois não tem plano de saúde particular e terá que esperar horas na fila do SUS para que Chapeuzinho seja atendida...
Adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho feita por Rasângela de Moura Silva e Elaine Amaral Silva
O que fazer para reduzir o número de acidentes?
Identificar a responsabilidade do cidadão pelo cumprimento das regras do trânsito, visando à redução de acidentes.
- Promover debates sobre a importância das estradas.
- Desafio para pesquisa: Como e por que surgiram as estradas?
- Pesquise sobre o trânsito e montagem de um mural com os dados levantados.
- Montagem de linha de tempo com a evolução dos meios de transporte.
- Pesquisa sobre os seguintes assuntos:
- De quem é a responsabilidade de construir e conservar as estradas?
- Levantamento do valor arrecadado com o IPVA por ano, quantidade de veículos circulando e utilização dos recursos (montar gráficos).
- Pesquisa e discussão sobre o volume de recursos públicos gastos em função de acidentes.
- Participar em “blitz” de trânsito educativa.
- Elaboração de um jogo entre grupos com perguntas e respostas sobre as regras básicas de trânsito e o significado das placas de sinalização do trânsito.
- Elaboração de desenho mapeamento as ruas e estradas mais percorridas pelo aluno, e os meios de transporte utilizados.
- Relatório de observação sobre as condições das estradas, dos fatos geradores de estragos, com apresentação de propostas de solução.
- Elaboração de ofício com abaixo-assinado a ser enviado à Câmara Municipal solicitando o calçamento, asfaltamento ou reforma de uma ou mais ruas próximas à escola e que estejam precisando de obras.
- Reconto da história (adaptada) do Chapeuzinho Vermelho deixando que os alunos construam o seu final (texto inicial).
- Conscientizar os educandos sobre o perigo de dirigir embriagado.
- Solicitar aos órgãos de trânsito às escolas para proferir palestras, fazer demonstração, etc.
- Fazer pesquisa sobre as más condições de conservação das estradas. Mostrar gráfico.
- Visita ao quartel da Polícia Militar.
- Promover campanha de divulgação das normas de trânsito, salientando a importância de se observar a sinalização e a faixa de pedestre.
- Falar com os alunos sobre os tributos:
- Onde devem ser aplicados os impostos que pagamos;
- A importância do imposto para a comunidade;
- O que é nota fiscal;
- O que é sonegação.
FILMES:
- De volta ao futuro
- Se meu fusca falasse
- Corrida Maluca
- Carga pesada de Rolando Boldrin
- No Meio do Caminho – Carlos Drumond de Amdrade
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VÍDEOS:
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