sexta-feira, 13 de agosto de 2010

RESGATANDO VALORES – BOAS MANEIRAS

Este anúncio surgiu no começo deste século.

 
Precisa-se de um menino que se porte direito, que se sente direito e que fale direito;
Um menino que não tenha as unhas pretas e que tenha as orelhas limpas; um menino de sapatos engraxados, de roupas escovadas e limpas, de cabelos penteados e dentes tratados;
Um menino que dê atenção quando lhe falem que faça perguntas, quando não entender e que não pergunte o que não é dê sua conta;
Um menino que se mexa rápido, mas faz o mínimo de barulho;
Um menino que assovie na rua, mas não onde deva manter silêncio;
Um menino animado, que tenha sempre um sorriso espontâneo para todos, e que nunca fique emburrado;
Um menino que seja educado com homens e respeitoso com as senhoras e as meninas;
Um menino que não fume nem queira aprender a fumar;
Um menino que prefira aprender a falar corretamente a aprender a falar gíria;
Um menino que não maltrate outros meninos e que não permita que o maltratem;
Um menino que, ao desconhecer alguma coisa, diga: “ Não sei”, que ao errar, fale: “Desculpe”, e que, ao lhe pedirem que faça algo, responda: “ Deixe comigo!”;
Um menino que olhe nos olhos dos outros e que sempre diga a verdade;
Um menino ávido por ler bons livros;
Um menino que prefira passar o tempo livre num ginásio de esportes a desperdiçá-lo pelos cantos em jogatinas a dinheiro;
Um menino que não queira ser “esperto” .

 
Texto extraído do Programa Educação Fiscal
Pará de Minas / MG – 2003

 
TEMAS:

 
Ética
Pluralidade cultural

 
CONTEÚDOS:

 
Geografia
Vida em Sociedade
Relações Sociais
Português: linguagem oral e escrita e relação de causa e efeito
Matemática: Tempo e espaço

 
SITUAÇÃO:

 
Como o cidadão está vivendo em uma sociedade que precisa resgatar valores universais perdidos, pois, a cada dia que passa falta carinho, respeito, tolerância e uma competitividade voltada para a superação. O que poderíamos resgatar?

 
OBJETIVOS:

 
  • Elaborar poesia, redações, desenhos.
  • Apresentar todos os textos produzidos e selecionar.
  • Criar um mural com os textos selecionados pelos colegas.
  • Adaptar textos para o teatro.
  • Dialogar com os alunos sobre o custo do cenário, profissional para executar a peça, vestuário, encargos sociais.
  • Dialogar sobre cidadania e ética.
  • Comparar notas com o preço dos materiais para realizar um teatro.
  • Discutir sobre o preço dos materiais e as possibilidades de economizar o material escolar.
  • Visitar um bem público, sensibilizar para a conservação e a utilidade.
  • Analisar com os alunos o papel do tributo.
  • Onde devem ser aplicados os impostos que pagamos e qual o setor mais importante para eles.
  • Explicar o que é sonegação e corrupção.

 
SITE:

 
http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/


 
LIVRO:

 
Vivendo valores na escola.

 

 
O professor poderá analisar pelo site:

 
http://www.vivendovalores.org.br/






 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise!