Um menino que não tenha as unhas pretas e que tenha as orelhas limpas; um menino de sapatos engraxados, de roupas escovadas e limpas, de cabelos penteados e dentes tratados;
Um menino que dê atenção quando lhe falem que faça perguntas, quando não entender e que não pergunte o que não é dê sua conta;
Um menino que se mexa rápido, mas faz o mínimo de barulho;
Um menino que assovie na rua, mas não onde deva manter silêncio;
Um menino animado, que tenha sempre um sorriso espontâneo para todos, e que nunca fique emburrado;
Um menino que seja educado com homens e respeitoso com as senhoras e as meninas;
Um menino que não fume nem queira aprender a fumar;
Um menino que prefira aprender a falar corretamente a aprender a falar gíria;
Um menino que não maltrate outros meninos e que não permita que o maltratem;
Um menino que, ao desconhecer alguma coisa, diga: “ Não sei”, que ao errar, fale: “Desculpe”, e que, ao lhe pedirem que faça algo, responda: “ Deixe comigo!”;
Um menino que olhe nos olhos dos outros e que sempre diga a verdade;
Um menino ávido por ler bons livros;
Um menino que prefira passar o tempo livre num ginásio de esportes a desperdiçá-lo pelos cantos em jogatinas a dinheiro;
Um menino que não queira ser “esperto” .
Texto extraído do Programa Educação Fiscal
Pará de Minas / MG – 2003
Pluralidade cultural
Vida em Sociedade
Relações Sociais
Português: linguagem oral e escrita e relação de causa e efeito
Matemática: Tempo e espaço
- Elaborar poesia, redações, desenhos.
- Apresentar todos os textos produzidos e selecionar.
- Criar um mural com os textos selecionados pelos colegas.
- Adaptar textos para o teatro.
- Dialogar com os alunos sobre o custo do cenário, profissional para executar a peça, vestuário, encargos sociais.
- Dialogar sobre cidadania e ética.
- Comparar notas com o preço dos materiais para realizar um teatro.
- Discutir sobre o preço dos materiais e as possibilidades de economizar o material escolar.
- Visitar um bem público, sensibilizar para a conservação e a utilidade.
- Analisar com os alunos o papel do tributo.
- Onde devem ser aplicados os impostos que pagamos e qual o setor mais importante para eles.
- Explicar o que é sonegação e corrupção.
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