segunda-feira, 5 de maio de 2014

Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretarias de Município de Educação e das Finanças
Programa Municipal de Educação Fiscal

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan
Nome completo do professor: Norma Elena Alves da Silva
Turma: Educação Infantil – Pré A Turno: Manhã
Nº de alunos envolvidos: 20

Objetivos:
- Proporcionar as crianças um contexto de aprendizagem sobre Educação Fiscal e sua relação com cidadania através do lúdico;
- Proporcionar momentos de vivência e estimulação em relação ao respeito, solidariedade e fraternidade com o outro.
- Oportunizar momentos de conversação entre as crianças para que discutam e exponham seus conhecimentos sobre o que é nota fiscal, para que serve, o que entendem sobre imposto, onde deve ser aplicado o dinheiro público, quais os exemplos de desperdício de dinheiro que conhecem, etc. Levando em conta a idade e a capacidade de entendimento de cada um.
- Vivenciar através da brincadeira, situações cotidianas que envolvam  a compra e venda, o uso do dinheiro, a importância da nota fiscal assim como diferenciar as profissões e a função de cada um no estabelecimento de trabalho.

-Material Necessário:
A aula começou com uma conversa na rodinha, após a chamadinha diária.
Com as notinhas trazidas pelas crianças anteriormente, comecei perguntando se alguém sabia o que eram aqueles papéis. Alguns responderam que era notinha de banco. Expliquei que eram notinhas, mas não de banco e sim notas fiscais de mercados e de lojas. Distribuí as notinhas para todos olharem e me dizerem o que será que estava escrito nelas. Muitos não souberam responder e outros falaram que eram letras. Expliquei  em linguagem simples o que havia nas notas. Expliquei também sobre os valores dos produtos e como iam parar ali.

Após explorarem bem as notinhas, comparando , percebendo semelhanças, analisando atrás das notas para comparar o nome dos mercados, etc., expliquei também numa linguagem bem simples como funciona a divisão dos valores a cada produto comprado. Usando uma caixinha de leite e cédulas de dinheiro de brinquedo, fiz no tapete a divisão usando tirinhas de papel.

Depois de uma rápida explicação, partimos para a brincadeira de comprar no mercadinho montado com embalagens vazias de produtos conhecidos das crianças.

Montamos tudo com os móveis da sala. Algumas cadeiras serviram para ser a esteira onde colocamos os produtos. Uma cesta bem original serviu para carregar os produtos até o caixa. Uma caixa de papelão virou a máquina registradora e outra menor serviu para guardar o dinheiro e as notinhas para serem entregues após as compras. Antes de iniciar a encenação conversamos sobre os profissionais que trabalham no mercado, sobre o uso do dinheiro para pagar os seus salários, sobre a compra de produtos para repor no mercado, etc.




Depois de brincarem algumas vezes trocando de papéis, guardamos todo o material para brincarem novamente em outra ocasião.


Avaliação:
A avaliação desse trabalho foi feita levando em conta a idade das crianças, a participação e o interesse dos mesmos. Todos demonstraram interesse e colaboração em todos os momentos. Embora esse assunto seja bem complexo para faixa etária que trabalho, pude sentir que algumas informações vão ficar e com o tempo só irão se ampliar.


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