Prefeitura Municipal
de Santa Maria
Secretarias de
Município de Educação e das Finanças
Programa Municipal de
Educação Fiscal
PLANO DE AULA
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre
Gabriel Bolzan
Nome completo do professor: Norma Elena Alves da Silva
Turma: Educação Infantil – Pré A Turno: Manhã
Nº de alunos envolvidos: 20
Objetivos:
- Proporcionar as crianças um
contexto de aprendizagem sobre Educação Fiscal e sua relação com cidadania
através do lúdico;
- Proporcionar momentos de
vivência e estimulação em relação ao respeito, solidariedade e fraternidade com
o outro.
- Oportunizar momentos de
conversação entre as crianças para que discutam e exponham seus conhecimentos
sobre o que é nota fiscal, para que serve, o que entendem sobre imposto, onde
deve ser aplicado o dinheiro público, quais os exemplos de desperdício de
dinheiro que conhecem, etc. Levando em conta a idade e a capacidade de
entendimento de cada um.
- Vivenciar através da
brincadeira, situações cotidianas que envolvam
a compra e venda, o uso do dinheiro, a importância da nota fiscal assim
como diferenciar as profissões e a função de cada um no estabelecimento de
trabalho.
A aula começou com uma conversa
na rodinha, após a chamadinha diária.
Com as notinhas trazidas pelas
crianças anteriormente, comecei perguntando se alguém sabia o que eram aqueles
papéis. Alguns responderam que era notinha de banco. Expliquei que eram
notinhas, mas não de banco e sim notas fiscais de mercados e de lojas.
Distribuí as notinhas para todos olharem e me dizerem o que será que estava
escrito nelas. Muitos não souberam responder e outros falaram que eram letras.
Expliquei em linguagem simples o que
havia nas notas. Expliquei também sobre os valores dos produtos e como iam
parar ali.
Após explorarem bem as notinhas,
comparando , percebendo semelhanças, analisando atrás das notas para comparar o
nome dos mercados, etc., expliquei também numa linguagem bem simples como
funciona a divisão dos valores a cada produto comprado. Usando uma caixinha de
leite e cédulas de dinheiro de brinquedo, fiz no tapete a divisão usando
tirinhas de papel.
Depois de uma rápida explicação,
partimos para a brincadeira de comprar no mercadinho montado com embalagens
vazias de produtos conhecidos das crianças.
Montamos tudo com os móveis da
sala. Algumas cadeiras serviram para ser a esteira onde colocamos os produtos.
Uma cesta bem original serviu para carregar os produtos até o caixa. Uma caixa
de papelão virou a máquina registradora e outra menor serviu para guardar o
dinheiro e as notinhas para serem entregues após as compras. Antes de iniciar a
encenação conversamos sobre os profissionais que trabalham no mercado, sobre o
uso do dinheiro para pagar os seus salários, sobre a compra de produtos para
repor no mercado, etc.
Depois de brincarem
algumas vezes trocando de papéis, guardamos todo o material para brincarem
novamente em outra ocasião.
Avaliação:
A avaliação desse
trabalho foi feita levando em conta a idade das crianças, a participação e o
interesse dos mesmos. Todos demonstraram interesse e colaboração em todos os
momentos. Embora esse assunto seja bem complexo para faixa etária que trabalho,
pude sentir que algumas informações vão ficar e com o tempo só irão se ampliar.
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