sexta-feira, 23 de julho de 2010

DUAS SUGESTÕES MARAVILHOSAS!!!!

Navegando pela internet achamos estes 2 blog's.
Muito interessantes, principalmente para as EMEI's.
Aproveitem!!!!













QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UM REFRIGERANTE!!!!!!!!!!

Faculdade de Educação Física da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo
Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
Mestrado da Nutrição da UFMT

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE ?

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.
Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!





VÍDEO "TRABALHANO COM SUCATAS" - EMEI's











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quinta-feira, 22 de julho de 2010

“É DU CASSÃO”

Entre as várias mensagens que o Programa Municipal de Educação Fiscal recebe através do endereço educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br, cabe ressaltar o e-mail recebido pelo Auditor Fiscal aposentado, Sérgio Ferro, que trata dos problemas em uma das disciplinas mais importantes da Educação.

“É DU CASSÃO” é a pura verdade, infelizmente  

Se a Educação não tiver uma mudança radical... As nossas crianças.... Sem comentários!!!!!
A Evolução da Educação.
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas
Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes
de iniciar as aulas..
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$
20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavo s, para evitar receber ainda mais
moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos
enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem
entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi
assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual
a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00



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quarta-feira, 21 de julho de 2010

BRINCAR É COISA SÉRIA


Situação Problema

Por que brincar é tão caro? Sempre foi assim?


Objetivos da Atividade

Refletir sobre as mudanças ocorridas nos brinquedos através dos tempos e como estes influencia nossas vidas. Possibilitar a compreensão de que no preço dos brinquedos estão inseridos diferentes tributos.


Conteúdos Disciplinares / Atividade

• Português: linguagem oral, leitura, paródia.
• Matemática: Comparação de valores, problemas matemáticos, montagem de gráficos e tabelas.
• Geografia: Modificações no tempo e espaço.
• Artes/ Educação Física: Movimentos de ritmo, coordenação motora, corporeidade.

Temas transversais

• Ética
• Pluralidade Cultural
• Meio Ambiente

Ações

• Pesquisa sobre história dos brinquedos.
• Entrevista com a família para conhecer os tipos de brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda de outros tempos.
• Recorte de revistas ou desenhos de outros tipos de brinquedos.
• Montar uma exposição com brinquedos produzidos artesanalmente pelo educando e familiares e um livrinho com as cantigas ( CD Educação Fiscal).
• Fazer paródia das cantigas.
• Conversar informalmente com as crianças para conhecer e listar as brincadeiras atuais.
• Dramatizar as cantigas.
• Visitar lojas vizinhas a escolas para orçar o preço dos brinquedos e montar uma tabela comparativa. Comentar as diferenças de preços e o porquê, levando a turma a perceber a importância da pesquisa de preços.
• Conversar sobre os impostos: o que é, quem paga, quando paga, para quem paga e qual a sua finalidade.
• Pesquisar em casa quais são os impostos diretos pagos pelos pais.
• Apresentar e analisar com os educandos a nota fiscal e o cupom fiscal.
• Montar um mural com notas fiscais trazidas pelos alunos.
• Produzir jogos de trilha, ou outros, com conceitos de Educação Fiscal.
• Convidar os familiares para irem à escola e, juntamente com os alunos, confeccionarem brinquedos. Brincar com as crianças. Expor brinquedos.
• Falar com os alunos sobre os tributos ressaltando: o papel social do tributo; onde devem ser aplicados os impostos que pagamos; a importância do imposto para a comunidade; o que é sonegação; o que é nota fiscal e as garantias que nos oferece.

Músicas

CD Rubinho do Vale – Ser Criança
CD Cantigas de Roda – Músicas Regionais
Brincadeiras Infantis – Adelsin – Editora Lapa


Tropa de Osso
Luiz Carlos Borges
Composição: Humberto Gabbi Zanatta


De vez em quando no horizonte do passado
Surge uma nuvem de lembranças andarilhas
Vai repontando para dentro do meu peito
A minha infância com seus ossos em tropilha.
Tinha mangueira com banheiro bem cuidado
Tinha piquetes e um campo onde invernava
A minha tropa era de puro pedigree
Toda de ossos descarnados que campeava.
Gado de osso que foi parte do meu mundo
Carro de lomba e trator de corticeira
O meu bodoque e um banho no açude
Foram na infância minha vida verdadeira.
Tropa de osso quem não teve quando piá
Ou não foi piá ou não viveu como nós outros
Como era lindo a gurizada se entretendo
Com os ossitos que eram bois, ovelhas, potros.
Noutras andanças topa as reses dos meus sonhos
Por um estreito corredor feito esperança
Algumas vezes sou tropeiro, outras sou tropa
Mas sempre guardo os bois de osso na lembrança.


Downloads de Músicas
Terra.com.br/Sonora

Filmes

Menino Maluquinho I e II – Direção de Helvécio Ratton – Brasil
O Garoto – Direção de Charles Chaplin – EUA
A Guerra dos Botões – EUA
A Revolta dos Brinquedos
A Fantástica Fábrica de Chocolate – Direção de Nel Stuart – EUA

Livros
Barangandão Arco-íris. Autor: Aldesin – Editado por Lapa Cia de Ação Cultural
Livros dos Jogos e Brincadeiras para Todas as Idades – Heliana Brandão e Maria das Graças Froeseler. Editora Leitura.

Site de Interesse
Site Leãozinho – http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/



Brinquedos Tradicionais




AVENTAL DE BRINCADEIRAS: CORDA, ELÁSTICO E TRÊS MARIAS





KIT AMARRADINHO FAÇA SUA BOLSA


PETECA





PIÕES


PIÃO DE MADEIRA

PULA CORDA




FIGURAS GEOMÉTRICAS



TAPETE DE NÚMEROS





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FONTE FANTOCHES: http://chrysartesanato.wordpress.com/





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A CASA



A casa

• Conhecer a casa, localizá-la e entender como ela funciona.
• Trabalhar os diferentes tipos de moradia ( pequena, grande, urbanas e rurais, casebre e casa luxuosas) e os tributos incidentes sobre elas.
• Sensibilizar o educando para a existência de moradores de rua.

Conteúdos disciplinares/ Atividades

• Português: Linguagem oral e escrita
• Geografia: Conceito de tempo e espaço
• Matemática: Conceitos Matemáticos Sistemas de medidas, Noções de Valores, Monetário, Noções de Estatística.
• Ciências: Higiene e Saúde
• História: História de Moradia Artes

Temas Transversais

• Ética
• Saúde
• Meio Ambiente

Ações

• Conversa informal com os educandos sobre a casa e função.
• Construção de painel com figuras sobre diferentes tipos de casa.
• Pesquisar e elaborar histórico sobre diferentes tipos de casa.
• Desenho da casa onde mora.
• Estudo de como organizar a casa para evitar doenças (forma de evitar doenças).
• Entrevista com engenheiro, arquiteto e pedreiro sobre a construção da casa.
• Discussão sobre o lugar apropriado para construção da casa.
• Pesquisa sobre o material de construção e preços.
• Discussão sobre a conservação da casa onde mora como meio de evitar reformas e gastos.
• Construção de maquetes.
• Entrevista com os pais sobre as moradias de sua família e de seus ascendentes, verificando a existência, nessas casas, de água encanada, esgoto, energia elétrica e coleta de lixo.
• Localização da casa no mapa.
• Pesquisar na cidade a existência de favelas, moradores de rua e o porquê dessa existência.
• Discutir sobre o consumo de energia elétrica e água nas casas de diferentes tamanhos, comparando as informações contidas nas contas.
• Elaboração de questionários dirigidos aos pais sobre os tributos que pagam em relação à casa, como pagam e quanto pagam.
• Entrevista com os pais sobre as moradias de sua família e de seus ascendentes, verificando a existência, nessas casas, de água encanada, esgoto, energia elétrica e coleta de lixo.
• Localização da casa no mapa.
• Pesquisar na cidade a existência de favelas, moradores de rua e o porquê dessa existência.
• Discutir sobre o consumo de energia elétrica e água nas casas de diferentes tamanhos, comparando as informações contidas nas contas.
• Elaboração de questionários dirigidos aos pais sobre os tributos que pagam em relação à casa, como pagam e quanto pagam.
• Excursão pela prefeitura/ secretaria de finanças sobre IPTU – como é cobrado, como é calculado, quem paga, o que acontece com quem não paga, o que é feito com o dinheiro do imposto.
• Trabalhar com música, poesias, histórias e vídeos alusivos ao tema.
• Trabalhar o respeito com os vizinhos ( som, privacidade, animais, respeito e limites).
• Falar com os alunos sobre os tributos ressaltando: papel social do tributo; onde devem ser aplicados os impostos que pagamos; a importância do imposto para a comunidade; o que é nota fiscal, o que é sonegação

Sugestões Professores

A casa

Toquinho

Composição: Vinícios de Moraes

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede


Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero

Vídeos

• Vídeo do Mec
• Crianças Criativas – Ipê Amarelo Criação Multimídia

Músicas

• A casa de Vinícius de Moraes

Sites de interesse

• Site Leãozinho – http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/

www.cantigasderoda.com.br/



Sugestão para Educandos

• Vídeo Escola Mec
• Crianças Criativas – Ipê Amarelo Criação Multimídia
• Filmes
• O Menino maluquinho I e II – Direção : Hélcio Ratton- Brasil
• Fuga das Galinhas – Direção : Nick Park, Peter Lord –EUA
• Formiguinha Z – Direção : Eric Darnell e Tim johson – EUA
• Os três porquinhos - Vídeo
• Músicas
• Aquarela – Toquinho
• Casa – Vinícius de Moraes
• Saudosa Maloca – Adoniran Barbosa
• Cantiga de Roda – TOC TOC
• CD saltimbancos – Chico Buarque
• CD Arca de Noé I e II
• CD Galpão
• CD Meninos de Araçuaí
• CD Rubinho do Vale
• CD Paulinho Pedra Azul

TEATRO

"PEQUENO CIDADÃO TCHAU CHUPETA"





É HORA DE IMAGINAR

“Jogos teatrais permitem que as crianças aprendam e desenvolvam a linguagem corporal. A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando imagina que é um policial à procura de um bandido, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporais. Por isso, os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o do outro e com o espaço. O jogo teatral gira em torno de três elementos: onde se passa a cena, quem faz parte e qual ação se desenvolve.” Leila Pauli Antes

Sugestão: O professor deve dividir a turma em grupos e propor que cada um decida o que apresentar a plateia (Educação Fiscal) – sem o uso de falas nem objetos cênicos. Incentivar os alunos a buscar uma nova expressão. Trabalharem em espaços diferentes, fazendo que exijam o máximo da imaginação. Retorne aos elementos básicos da linguagem teatral: o cenário, quem representa e o drama. Por exemplo: fundo do mar, outras realidades da vivência do grupo para melhorar a comunidade... O que vale não é a apresentação em si , mas a busca de soluções diante dos desafios e expandir a possibilidade de comunicação via linguagem corporal.

Temas transversais: saúde, ética, meio-ambiente.

Temas da Educação Fiscal: trânsito, higiene, escola, casa, natureza...

Objetivos:
• Desenvolver a linguagem não-verbal.
• Criar e explorar um repertório de gestos com intenção comunicativa.
• Ampliar a consciência da utilização do espaço cênico.
• Estabelecer relações com os colegas de cena explorando o próprio corpo e interagindo com o do outro.


Conteúdos:
• Linguagem corporal.
• Linguagem teatral – cenário, personagem e ação dramática.


Público:
• Pré-escola

Tempo estimado:
• Quatro aulas.

Material estimado:
• Um espaço amplo.

Flexibilidade:
• Para trabalhar com os alunos cegos, acesse http://www.ne.org.br/  e digite na busca “ ação e imaginação”.

Desenvolvimento:
1ª etapa:
• Divida a classe em grupos e peça que cada um faça uma cena de quatro minutos usando apenas a linguagem corporal para comunicar onde estão, quem são e o que estão fazendo. Eles devem planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a serem usados, o que farão com eles e como será a interação entre os participantes. Faça perguntas que levem todos a pensar em gestos que tenham um propósito comunicativo claro. Enquanto um grupo atua, os demais observam.

2ª etapa:
• Repare como são comunicados, em cena, o onde, o quem e o quê. Os integrantes do grupo estão atentos aos objetos imaginários dos colegas?Usam-nos? Se o fazem, respeitam as características definitivas pelo parceiro? Inclua elementos novos. Exemplo: fale no ouvido dos participantes que um objeto mudou de peso ou que o ambiente mudou (“ faltou luz”, “ ficou frio”). Veja atento às partes do corpo mais usadas pelos pequenos e desafie-os a seguir a cena sem mover as mãos, por exemplo. Após a apresentação de cada grupo, faça uma roda de conversa para que a plateia e quem encenou troquem percepções. Anote suas considerações.

3ª etapa:
• Depois que as crianças entenderam o onde, o quem e o quê, levem-as para assistir a uma peça e, caso não seja possível, veja apresentação em DVD. Depois, pergunta se elas conseguem identificar os três elementos. Nessa hora, sistematize o conhecimento e diga que o onde pode ser chamado de cenário, assim como o quem é o personagem e o que é a ação dramática que se desenvolve.

Avaliação

Todos devem ser avaliados como participantes e plateia - se a capacidade de comunicação não verbal foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos e se integraram ao próprio repertório também o que foi desenvolvido pelos colegas . para reforçar algum ponto específico, confira as anotações que você fez e a fala das crianças nas rodas de conversa e proponha um novo jogo com adaptações específicas para o aspecto que foi insatisfatório.
Consultoria INGRID DORMIEN, Professora da Universidade de
São Paulo (USP) e Coordenadora de Projetos
da Escola de Educadores.

Bibliografia

O Uso dos Jogos Teatrais na Educação, Ana Lydia Santiago e Libéria Rodrigues Neves, 128 p., Ed. Papirus.
Revista Nova Escola, Editora Abril, Ano XXV - abril de 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PARÓDIA

EDUCAÇÃO FISCAL NA FESTA DE SÃO JOÃO SANTA-MARIENSE

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ARTE DA LIXEIRA!

PESSOAL! ISSO É MARAVILHOSO!
DÁ PARA TRABALHAR MEIO AMBIENTE, RECICLAGEM, SAÚDE, ....... SEM LIMITES!


SITE PARA PESQUISA

Aqui, mais uma sugestão para professores, principalmente, para séries iniciais.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

ATIVIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA

A EMEF São João Batista compartilha através do nosso blog, a atividade desenvolvida pela equipe de professores.

Quem tiver interesse em divulgar o seu trabalho pedagógico pode enviá-lo para o e-mail do Programa Municipal de Educação Fiscal: educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br


Situação problema:

Como educadores vivenciamos a necessidade de um resgate dos valores, pois, a cada dia que passa falta carinho, respeito, tolerância, e cooperação entre os alunos, famílias, comunidade.
Diante disso, as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista realizaram a atividade, buscando resgatar esses valores.

Habilidades desenvolvidas em sala de aula, na produção de bandeirinhas:

  • Coordenação Motora
  • Corporiedade
  • Socialização através do trabalho em conjunto
  • Espirito de solidariedade e cooperação


Disciplinas:
  • Artes
  • Português
  • Matemática

Temas Transversais:
  • Meio ambiente
  • Pluralidade cultural
  • Ética



quarta-feira, 7 de julho de 2010

MATEMÁTICA

Sugestão para os professores elaborarem material!


Kit Geométrico Tangram + Figuras Geométricas




Tapete Numérico em Módulos

Pesquise!