sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COMPOSTAGEM

Leonardo Da Vinci

O projeto de compostagem


O Projeto Compostagem surgiu nos oitavos anos (turmas 81 e 82 do turno da manhã) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis com as professores Clarice Maia e Michele Figueira, Helena, Iracema, Mariluce Ferigolo, Naidon a partir do trabalho com a vida e obra de Leonardo Da Vinci ( 1452 – 1519) nas aulas da disciplina de artes, onde estudávamos quão grandiosa foi a criatividade, a inventividade, as obras, os efeitos e o empreendedorismo deste personagem ilustre da história.

Conhecedor, pesquisador e permanente curioso das mais diversas áreas do conhecimento. Da Vinci foi matemático, físico, artista, biólogo, astrônomo, cartógrafo, agrimensor, engenheiro, anatomista, inventor, dentre muitos investimentos do seu interesse. Inúmeros são os seus inventos e tão importantes e eficazes no cumprimento das funcionalidades primeiras para as quais foram criados que fazem parte do nosso cotidiano até os dias atuais, claro que com adaptações no que se refere a material, formatos e aplicações, mas preservados na essência das ideias que os fizeram existir. Poderíamos exemplificar enumerando alguns destes inventos dentre os tantos desenhos das suas aproximadamente 4000 páginas de cadernos, anotações e estudos: parafusos, paraquedas, cortador de ovos, máquinas voadoras e de guerra, escafandro, bicicleta.

Todos esses inventos partiram de alguma necessidade da época e foram criados a partir da percepção das lacunas deixadas por essas faltas, ou seja, os inventos vem para, de alguma forma, facilitar e/ou otimizar o tempo, os recursos, o cotidiano, as atividades, enfim, a própria vida.

Todo esse processo deu-se permeado por valores positivos que conduzem à conscientização de que nossas ações repercutirão, no conjunto, na soma com as de outrem, em algo maior, e se somos capazes de pensar nossas ações que as professemos por um futuro mais humano e respeitoso com todas as formas de vida do planeta.

 
Biografia de Leonardo da Vinci


Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.


Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci

Principais trabalhos de Da Vinci: 


Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa), Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, pára-quedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

 Você sabia?

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

Frases de Leonardo da Vinci:

- "A sabedoria é filha da experiência.”.
- "Quem pouco pensa, muito erra.”.
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo.”.

Segundo leituras do texto da Ms. Glauce Maris Pereira Barth* , Portinari propositalmente altera as regras de proporção matemática que tem fundamento no pensamento grego, na qual a base da beleza era quantitativa. Sua concepção era matemática, isto é, a beleza tinha proporção num conjunto de elementos muito próximos do ideal nas representações corporais, mas principalmente na harmonia dessas proporções.

Quando uma parte do corpo parecia desproporcional ao todo, era caracterizado como feio. A beleza era o que o conjunto poderia proporcionar de agradável aos olhos, o braço não poderia por si só ser belo, mas somente em todo o esquema do corpo humano.

Por volta de 1500, no Renascimento, Michelangelo e principalmente Da Vinci, colocaram a proporção em evidência em suas obras de arte. Da Vinci, como cientista, valia-se de cadáveres para medir a proporção do corpo, descobrindo, assim, que nenhuma outra coisa obedece tanto a Divina Proporção, como o corpo humano. Leonardo Da Vinci ilustrou esta afirmação com o desenho do “Homem Vitruviano” (CARREIRA, 2000).



Homem Vitruviano

 
 
 
Você poderá ler na integra o trabalho de Ms. Glauce Maris Pereira Barth* no site: http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a12.pdf
 


* Prof.ª de Ens. Fundamental, Graduada em Educação Artística com Habilitação em Desenho,
Mestra em Educação pela UFPR. Contato pelo e-mail: glaucebarth@pop.com.br

 
 
 



 
 


  • Português: produção de textos, leitura e interpretação, linguagem oral.
  • Matemática: Estatística, matemática financeira, operações, sistema monetário, porcentagem, cálculos e funções.
  • Biologia: Saúde, preservação do meio ambiente.
  • Artes: através de artista de renome, chegar às habilidades individuais de cada um, desenhos ( imitando artistas) e dramatizações, ao mesmo tempo, estudar detalhes como os mostrados como as relações matemáticas e as obras dos grandes mestres.
  • Geografia: Aspecto socioeconômico, relações sociais, espaço.


  



• Saúde

 • Meio Ambiente

 • Pluralidade Cultural

 • Trabalho e consumo

 • Ética

  


Iniciou-se o fomento criativo nas aulas com a indagação: o que há para ser melhorado no mundo hoje?

  • Diálogar e listar enumerações que os alunos percebiam estar em desajuste com o que seria certo ou politicamente correto foram construídas e debatidas.
  • Salientar os valores positivos que conduzem à conscientização de nossas ações repercutirão, no conjunto, na soma com as de outrem, em algo maior, e se somos capazes de pensar nossas ações que as professemos por um futuro mais humano e respeitoso com as formas de vida do planeta.
  • Questionar os alunos sobre as ações de todos e que podem melhorar o que é preciso
  • Anotar as opiniões do aluno.



 
 
Com diversas roupagens, foi a destruição do meio ambiente natural e a degradação veloz da natureza foram os apontamentos que foram salientados. Pensamos nas diferentes formas de destruição, que vão da retirada desmedida de recursos até o despejo abundante de dejetos, como por exemplo, na produção de papel, onde a celulose é fornecida pelas árvores e é devolvida à natureza em forma de lixo poluente quando não reciclado.
Surgiu, portanto, a ideia de montarmos no pátio da escola uma composteira, destinada especialmente ao lixo orgânico, que misturado com terra, serragem, tempo e alguns cuidados torna-se adubo e pode virar inclusive fonte de renda. Além dessa atividade, surgiu a ideia do minhocário.

 
 
 
Aprendendo a fazer a compostagem
 
 
 
Muitas pessoas acreditam que um bom composto é difícil de ser feito ou exige um grande espaço para ser produzido; outras acreditam que é sujo e atrai animais indesejáveis. Se for bem feito, nada disto será verdadeiro. Um composto pode ser produzido com pouco esforço e custos mínimos, trazendo grandes benefícios para o solo e as plantas. Mesmo em um pequeno quintal ou varanda, é possível preparar o composto e, desta forma, reduzir a produção de resíduos inclusive nas cidades. Por exemplo, com restos das podas de parques e jardins se produz um excelente composto para ser utilizado em hortas, na produção de mudas, ou para ser comercializado como adubo para plantas ornamentais. Desta forma, são obtidos dois ganhos ao mesmo tempo: com a produção do composto propriamente dita e um benefício indireto que é a redução de gastos de transporte e destinação do lixo orgânico produzido pela comunidade local.
Outro engano muito comum é mandar para a lata do lixo partes dos alimentos que poderiam ir para o prato: folhas de muitas hortaliças (como as da cenoura e da beterraba), talos, cascas e sementes são ricas fontes de fibra e de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O que comprova que a melhoria da saúde tanto de famílias ricas ou pobres pode ser conseguida como medidas simples como o reaproveitamento integral de alimentos, e o desenvolvimento de bons hábitos de vida e nutrição.
Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto.
Contudo, existem alguns materiais que não devem ser usados na compostagem, que são:
  • madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas.
  • vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel, que além de não serem facilmente degradados pelos microorganismos, podem ser transformados através da reciclagem industrial ou serem reaproveitados em peças de artesanato.
A fabricação do composto imita este processo natural, porém com resultado mais rápido e controlado. A seguir, serão descritos os materiais e as etapas para a elaboração das pilhas de composto numa propriedade rural.
 
 
Materiais para fazer o composto
 
 
• Esterco de animais.
• Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas
• Palhas
• Todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, entre outros.

• Qualquer substância que seja parte de animais ou plantas: pêlos, lãs, couros, algas.

Observação: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.

 
Modo de preparo das pilhas de composto
 
Escolha do local: deve-se considerar a facilidade de acesso, a disponibilidade de água para molhar as pilhas, o solo deve possuir boa drenagem. Também é desejável montar as pilhas em locais sombreados e protegidos de ventos intensos, para evitar ressecamento.
Iniciar a construção da pilha colocando uma camada de material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centímetros, com folhas, palhadas, troncos ou galhos picados, para que absorva o excesso de água e permita a circulação de ar.
Terminada a primeira camada, deve-se regá-la com água, evitando encharcamento e, a cada camada montada, deve-se umedecê-la para uma distribuição mais uniforme da água por toda a pilha.
Na segunda camada, deve-se colocar restos de verduras, grama e esterco. Se o esterco for de boi, pode-se colocar 5 centímetros e, se for de galinha, mais concentrado em nitrogênio, um pouco menos.
Novamente, deposita-se uma camada de 15 a 20 cm com material vegetal seco, seguida por outra camada de esterco e assim sucessivamente até que a pilha atinja a altura aproximada de 1,5 metros. A pilha deve Ter a parte superior quase plana para evitar a perda de calor e umidade, tomando-se o cuidado para evitar a formação de "poços de acumulação" das águas das chuvas.
Vale lembrar que durante a compostagem existe toda uma sequência de microorganismos que decompõem a matéria orgânica, até surgir o produto final, o húmus maduro. Todo este processo acontece em etapas, nas quais fungos, bactérias, protozoários, minhocas, besouros, lacraias, formigas e aranhas decompõem as fibras vegetais e tornam os nutrientes presentes na matéria orgânica disponíveis para as plantas.


Além disso, o processo da compostagem traz em si, outros resultados que favorecerão o posterior desenvolvimento das culturas agrícolas no campo, tais como:

Diminuição do teor de fibras do material, o que no caso do composto que será incorporado ao solo evitará o fenômeno da "fixação do nitrogênio", que provoca a falta deste nutriente para a planta.  


• Destruição do poder de germinação de sementes de plantas invasoras (daninhas) e de organismos causadores de doenças (patógenos).


• Degradação de substâncias inibidoras do crescimento vegetal existente na palha in natura (não compostada).


Observe a outra ideia que surgiu dos alunos e consequentemente a ampliação das atividades. O minhocário também foi idealizado e está em execução.


 
Em 1989, o técnico da Embrapa Agrobiologia, Ernani Correa de Meirelles, construiu um canteiro com bambus. "Fui incumbido de multiplicar algumas minhocas que havíamos recebido de um produtor", conta. Como o local não possuía um minhocário, Meirelles aproveitou o material que tinha na propriedade. "Em três horas, as minhocas já estavam acondicionadas num ambiente adequado para elas."
A disponibilidade do material reduziu o custo do minhocário, que não passa de 30 reais. Mas não é só isso. O bambu facilita a aeração e deixa a temperatura mais amena, o que é ideal para a criação. Este tipo de canteiro sugerido pela Embrapa tem capacidade para receber 60 centímetros cúbicos de resíduo orgânico.
O tempo de vida útil deste minhocário é de cerca de quatro anos. Para que ele dure, mantenha-o sempre limpo. Isto também evita o ataque de predadores, como rãs, sapos, cobras, aves e lesmas. Outra dica é construí-lo acima do nível do solo, em chão de terra batida. O local deve ser de fácil acesso à água e com boa incidência de sol.

MATERIAL

Para fazer um minhocário de dois metros de comprimento por um metro de largura e 40 centímetros de profundidade, você irá precisar de:
• 10 pedaços de bambu de seis metros de comprimento e seis centímetros de diâmetro cada;
• 2 quilos de arame 16;
• 18 estacas de sabiá (sansão-do-campo) de 60 centímetros de comprimento cada;
• 1 pedaço de sombrite (tela utilizada na construção de viveiros de planta) de três metros de comprimento por dois de largura;
• Marreta
• Serrote
• Tesoura

CANTEIRO VANTAJOSO

Uso de bambu no minhocário facilita a aeração, deixando a temperatura em seu interior mais amena, o que é ideal para a criação.






MONTAGEM

• 1º passo

As estacas darão sustentação à estrutura do minhocário. Elas devem ser cravadas no solo com marreta, a 20 centímetros de profundidade. Os cantos são formados com três estacas: duas no lado interno e outra no externo. Em cada lateral de dois metros, coloque duas estacas a uma distância de, aproximadamente, 60 centímetros entre elas. Nas bases de um metro de largura, fixe também uma estaca a meia distância dos cantos.

• 2º passo
Serre os bambus em pedaços de um e dois metros. Separe as peças de mesmo tamanho e encaixe-as umas sobre as outras até atingir 40 centímetros de altura.

• 3º passo
Passe o arame entre os peças de bambu e as estacas, em ziguezague e de baixo para cima. Reforce bem a amarração nos cantos, para garantir sustentação. É mais fácil montar a estrutura em "L", juntando uma das laterais de dois metros com uma de um metro e depois unir tudo.

• 4º passo
Uma vez montado o minhocário, cubra o fundo e as laterais com sombrite. Passe o arame em ziguezague "costurando" as bordas da tela aos bambus superiores das paredes do minhocário. Corte as sobras de tela com uma tesoura. Encha o canteiro com os resíduos orgânicos da propriedade, misturando com palha, e então coloque as minhocas. É importante que o material seja mantido sempre úmido

 
 
 

"O cuidado com o meio ambiente começa pela raiz"
 
 
Uma dúvida que surge frequentemente entre os leitores que desejam montar um minhocário doméstico é qual a espécie de minhoca mais indicada para compostagem doméstica. Embora existam varias espécies, as comumente comercializadas são a vermelha-da-califórnia e a gigante-africada. Conheça as diferenças fundamentais entre elas.

A vermelha-da-califórnia, também conhecida como californiana ou minhoca-do-colarinho-branco, é uma espécie originária do Norte da Europa. Apresenta um comprimento médio quando adulta entre 7 e 13 cm, com um diâmetro máximo de 3 a 5 mm. Sua cor é vermelho amarronzada com listras amareladas entre os anéis.
A gigante-africana é originária do oeste e norte da África, apresentando a cor vermelha amarronzada e reflete as cores do arco-íris no dorso. É significativamente maior do que a vermelha-da-califórnia, chegando a 20 cm de comprimento e 9 mm de diâmetro quando adulta.
Para produção de húmus, a espécie mais indicada é a vermelha-da-califórnia. Ela se adapta bem a regiões tanto de clima temperado como tropical, permitindo a produção de húmus o ano todo.
Já a gigante-africana, embora também seja indicada para produção de húmus, só apresenta boa produtividade nas estações quentes. Por isso, é mais indicada para produção de iscas.
Assim, as duas espécies são indicadas para compostagem doméstica. Se o objetivo for apenas a produção caseira de húmus, a melhor espécie é a vermelha-da-califórnia. Mas, se você gosta de pescaria, que tal aliar a produção de húmus com a produção de iscas com a gigante-africana? Será um minhocário caseiro tipo 3-em-1: compostagem, húmus e iscas.

Você poderá encontrar mais informações no site abaixo, pois o texto acima é fragmento. http://www.maiscommenos.net/blog/2010/06/especies-de-minhocas-diferencas-basicas/


    





Programa Nacional de Educação Fiscal: http://www.esaf.fazenda.gov.br/

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