terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROPOSTA DE PLANO DE AULA
EDUCAÇÃO FISCAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA
Marta Martilene Rodrigues Ribeiro Saavedra

A proposta de atividade que apresento foi planejada pela professora Elenir Rosa Barichelo Vendrusculo e eu, Marta Martilene Rodrigues Ribeiro Saavedra, da EMEF Santa Helena e foi trabalhada no ano de 2009.
Na Escola Santa Helena, para as aulas na sala de informática utilizamos a metodologia webquest, para isso, realizamos um planejamento, colocamos no papel e posteriormente publicamos o material para que o aluno acesse. As webquests ficam publicadas em um portal (webquest Brasil), onde temos um cadastro e após publicadas podem ser acessadas através da internet, para facilitar a localização fácil é acrescentado um link no site da escola.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Plano de Aula – A Matemática relacionada às transações comerciais

Dados de Identificação: escola, série, número de alunos:

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena
Ano: 7º ano – Turma 71 e 72
Número de aluno: 45 alunos
Professoras: Elenir Rosa Barichelo Vendrusculo (Titular da disciplina de Matemática nas respectivas turmas) e Marta Martilene Rodrigues Ribeiro Saavedra (Responsável pela Sala de Informática)

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- promover e incentivar ações educativas no que diz respeito a questões fiscais, tributárias e sociais;
- sensibilizar, conscientizar e incentivar o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos;
- promover a reflexão sobre as práticas sociais, o comportamento ético na administração pública e da iniciativa privada e, com isso, estimular uma postura crítica e participativa para o pleno exercício da cidadania.
- criar situações problemas e resolvê-los;
- Ler e interpretar textos matemáticos;
- Identificar o problema;
- compreender enunciados e formular questões;
- Interpretar e criticar resultados numa situação concreta;
- Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

Duração das atividades
8 aulas de 60 minutos

Estratégias e recursos da aula
Todas as aulas são efetivadas na sala de informática, onde o aluno terá acesso ao material
didático planejado e publicado pela sua professora e realizará o desafio proposto pela
mesma.

Aula 1
Será utilizada a metodologia webquest, para isso a professora, inicialmente, preparou uma
webquest e publicou para que o aluno tivesse acesso a esse material didático e através do
qual terá todas as informações para realizar a tarefa.
A webquest foi publicada no portal www.webquestbrasil.org e tem o seguinte endereço:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=12274
&id_pagina=1


Figura 1 – Material Didático Digital / WebQuest

Solicitar que o aluno acesse a webquest e leia todas as seções da mesma, em seguida comente e abra para questionamento e dúvidas, após isso, os alunos seguirão a atividade conforme o que foi solicitado na webquest.
Observação: uma webquest é composta de, no mínimo, cinco seções, a seguir têm-se cada uma das seções desta webquest.

TÍTULO: A MATEMÁTICA RELACIONADA ÀS TRANSAÇÕES COMERCIAIS
INTRODUÇÃO
A vida em sociedade exige de cada indivíduo compromissos que envolvem à compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades individuais e do grupo do qual pertence. Nesse sentido existem necessidades como, educação, trabalho, saúde, alimentação, segurança, habitação, locomoção, cultura, lazer que precisam ser atendidas para que essa relação seja plenamente satisfatória e obtenha qualidade.
Nessa atividade vamos discutir temas relacionados ao cotidiano, escolhas que fazemos diariamente, situações que vivenciamos e que muitas vezes não nos damos conta da importância que tem para nosso futuro. Vamos experimentar????!!!!

TAREFAS
Você tem que escolher um personagem e desenvolver sua atividade em função da sua
escolha, os personagens são:

Trabalhador de um banco – uma instituição financeira – empresa e empregados.
Comerciante e Comerciário – uma empresa e empregados.
Consumidores – pessoas que trabalham em diferentes setores e que necessitam da
atividade das empresas acima.

O que construir:
História em Quadrinhos – Cada grupo criará uma história relacionada com a sua atividade,
ou seja, um Banco, um Mercado ou Comércio e Consumidores.

Banco:
- Planilha para anotar os cheques dos clientes (Entrada e Saída – Débito e Crédito, Juros, Conta Poupança, Cartão de Crédito, Talão de Cheques);
– Taxas de serviços, taxas juros sobre cheque especial;
- Na HQ indicar: nome do banco, CNPJ;
- contrato com os clientes(formulário);
- Receitas e Despesas (livro caixa – entrada e saída de valores);
– Contrato social da empresa - capital inicial.

Comércio (Mercado):
- Lista de produtos e preços, notas fiscais(modelos), promoções de mercadorias, cálculo do imposto – pesquisar o taxa corresponde ao imposto (ICMS) para as mercadorias;
- Receitas e Despesas (livro caixa – entrada e saída de valores);
– Contrato social da empresa - capital inicial.

Consumidor:
– Renda mensal, despesas (aluguel, mercado, luz, água, telefone, material escolar,
remédios, etc)
- Lista de compras e orçamento;
– Abrir uma conta no banco (documentos necessários para abrir uma conta).

PROCESSO
Para realizar essa tarefa é interessante que vocês se organizem em grupos, de no máximo 5 componentes e escolham o que o personagem que irão defender e preparar para trabalhar o tema. Inicialmente, assista os dois vídeos que se encontram nos links abaixo:

Sinopse:
Clube dos Sem-Férias: Narra as aventuras de três amigos que se encontram no período de
férias escolares e utilizam os conceitos de Educação Fiscal para analisar os mais diversos
problemas e encontrar soluções para eles.
Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=9
9984

Tributos: Que história é essa?: Apresenta os principais conceitos relacionados à história dos
tributos, à cadeia produtiva e aos nossos direitos e deveres como cidadãos.
Disponível em
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=9
9985

Diversão:
Educação Fiscal - Site do Leãozinho - http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/
Orçamento Familiar - http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4076
Orçamento Público -
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_do_orcamento/jogo_do_or
camento.htm
Nos demais links você obterá informações a respeito do tema e subsídios para realizar a
sua tarefa.

Veja a mensagem:
Você é fruto de suas escolhas - http://www.youtube.com/watch?v=kcjvOpimRY4
Dica: para encontrar figuras com modelos de cheques e outras materiais busco no google
imagem - http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Importante - Informe-se no:
SEBRAE - http://www.sebraers.
com.br/_default.asp?Secao=ABRIR&SubSecao=LinkExterno&IdRegistro=8591
Portal Tributário - http://www.portaltributario.com.br/
Contrato Social - http://www.sinfacrs.com.br/novo/help/docs/novocontratosocial.doc
Site Contabil – modelo de documentos – contrato social -


Guia de educação financeira
Imposto não é bicho papão
Educação Fiscal – Cadernos pedagógicos – Olimpíada
Portal Caixa – Todos os assuntos
Portal Caixa – Dowloads
Veja todos os links que têm neste site - Educação Financeira – Dicas
Educação Financeira – Dicas de Economia
Educação Financeira – Dicas Financeiras
Impostos e Contribuições Federais, Estaduais e Municipais

AVALIAÇÃO

Pontuação:
30 - Ótimo! Vocês foram surpreendentes, cumpriram a tarefa, trouxeram novidades e
acrescentaram novas fontes de pesquisa. Parabéns!!!!
25 – Muito bom! Vocês demonstraram organização, habilidade de pesquisar e extrair o
principal e, o melhor de tudo, foram competentes e caprichosos.
20 – Legal! A tarefa esta organizada, vocês cumpriram a risca os itens da tarefa.
15 – A tarefa esta parcialmente completa, faltou organização e os temas poderiam ser
melhor pesquisados e explorados, vamos refazer?
10 – O que houve caros alunos? Vamos refletir, o que podemos fazer para acertar?

CONCLUSÕES
Esta atividade visa:
- promover e incentivar ações educativas no que diz respeito a questões fiscais, tributárias e sociais;
- sensibilizar, conscientizar e incentivar o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos;
- promover a reflexão sobre as práticas sociais, o comportamento ético na administração pública e da iniciativa privada e, com isso, estimular uma postura crítica e participativa para o pleno exercício da cidadania.
- criar situações problemas e resolvê-los;
- Ler e interpretar textos matemáticos;
- Identificar o problema;
- compreender enunciados e formular questões;
- Interpretar e criticar resultados numa situação concreta;
- Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

Aula 2 a 6
As aulas seguintes serão para que os alunos trabalhem na tarefa.

Aula 7 a Aula 8
As aulas seguintes serão utilizadas para que os alunos socializem o que construíram e
discutam com os demais o que aprenderam.

Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma contínua, onde será considerado desempenho, interesse, participação do aluno, individual e coletivo, em cada etapa da atividade, tanto no trabalho escrito como na apresentação oral, onde será anotado em uma ficha de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos mesmos.
Tendo em vista que na avaliação deve-se considerar a atuação de cada um dos atores do processo, professor e aluno, esse material servirá para que o professor tenha uma síntese da aprendizagem do mesmo e indicativos da necessidade ou não de rever sua prática.

Como será trabalhada a interdisciplinaridade:
Português: apresentação oral, escrita, metodologia de pesquisa, construção de história em
quadrinhos, redação.
Temas transversais: Educação tributária, ética, cidadania.

REFERÊNCIAS:

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. MEC – Ministério da Educação e do Desporto, Volume 3. Matemática. p. 34 e 35. O recurso as tecnologias da informação.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 12/12/2009.
_____. A matemática e a construção da cidadania. p. 25-27. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 12/12/2009.
PORTAL WEBQUEST BRASIL. Disponível em: http://www.webquestbrasil.org. Acesso: 03/02/2006.
WebQuest. SENAC-SP. Disponível em. Acesso: 04/09/2006.


                                              


  Essa foi uma sugestão enviada pela Profª Marta Martilene Rodrigues Ribeiro Saavedra - EMEF Santa Helena
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